Tudo sobre a vinda de Marion Nestle ao Brasil

Sim, a professora emérita da Universidade de Nova York está chegando ao Brasil para uma turnê de uma semana por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Marion Nestle lançará Uma verdade indigesta: como a indústria alimentícia manipula a ciência do que comemos, primeiro livro dela traduzido ao português. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre ACT Promoção da Saúde, Editora Elefante e O Joio e O Trigo.

O livro, com linguagem leve, expõe como corporações se valem de pesquisas para criar confusão em nossos hábitos alimentares. É leitura recomendada para estudantes e profissionais de saúde, jornalistas e todas as pessoas que tenham interesse em entender como nossos costumes alimentares foram moldados (e distorcidos).

“Eu escrevi o livro porque estava crescentemente preocupada ao ver que, estudo após estudo pago por uma empresa de alimentos, produziam quase invariavelmente os resultados de interesse da empresa. Eram algo que a empresa podia usar para marketing”, resume Nestle. “Eu estava impressionada com o número de empresas alimentícias financiando estudos e usando para marketing. E também quão frequentemente os estudos eram exatamente o que queriam propagandear. Então, eu pensei: ‘Há um livro nisso’.”

Confira a agenda de Marion Nestle no Brasil

7 de maio, 18h
Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília

9 de maio, 15h
Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP

9 de maio, 19h
Centro de Pesquisa e Formação do SESC
Bela Vista – São Paulo

13 de maio, 14h
Auditório 111 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

13 de maio, 19h
Livraria Blooks
Praia de Botafogo, 316 – Botafogo – Rio de Janeiro

Precisa de inscrição?

Não. A entrada será por ordem de chegada. A única exceção é o evento no SESC, em São Paulo, que demanda inscrição prévia pela página do Centro de Pesquisa e Formação.

Haverá venda do livro?

Sim, o livro será comercializado em todos os eventos. Também está disponível em pré-venda pela página da Editora Elefante e, em breve, nas livrarias.

Haverá tradução simultânea?

Sim, à exceção do evento na livraria Blooks, no Rio, em que está prevista uma fala breve, com tradução consecutiva.

Sobre a autora

Marion Nestle é professora emérita da Faculdade de Nutrição, Estudos Alimentares e Saúde Pública da Universidade de Nova York. É também professora visitante no curso de Ciências Nutricionais de Cornell. É autora, entre outros, de Food Politics e Soda Politics, nos quais explicita as estratégias da indústria de alimentos para criar confusão na ciência e na formulação de políticas públicas. Ao longo de mais de meio século de carreira acadêmica, acumulou premiações e homenagens.

Ficha técnica 

Uma verdade indigesta: como a indústria alimentícia manipula a ciência do que comemos
Autora: Marion Nestle
Capa & diagramação: Ana Lobo
Tradução: Heloisa Menzen
Prefácio: Paula Johns
Edição: Tadeu Breda
Direção de arte & projeto gráfico: Bianca Oliveira
Preparação: Livia Lima
Revisão: Moriti Neto
Lançamento: maio de 2019
Páginas: ~ 350
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-93115-27-1

 

Por Redação

Matérias relacionadas