Saiba quem são os escolhidos para a bolsa de reportagem sobre agronegócio e meio ambiente

As microbolsas fazem parte de um consórcio de O Joio e O Trigo com apoio do Idec para cobertura de pautas socioambientais em parceria com veículos parceiros

Anunciamos hoje os repórteres escolhidos para as duas microbolsas oferecidas na terceira edição de microbolsas do Joio. Analisamos as  34 inscrições de repórteres de 16 estados do Brasil. Foram apresentadas pautas de Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

As microbolsas fazem parte de um consórcio de O Joio e o Trigo com apoio do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que irá colocar foco na cobertura de reportagens, ao longo deste ano, sobre temas de agronegócio e socioambientais. O consórcio prevê a parceria com veículos jornalísticos para investigação e publicação de reportagens sobre tais temas, como De Olho nos Ruralistas, Repórter Brasil e InfoAmazonia.

No final de janeiro, lançamos o edital de microbolsas, quando convidamos repórteres para investigar as estratégias corporativas no período de pandemia e como estão afetando ainda mais o direito à alimentação, ampliando problemas socioambientais, como desmatamento em terras indígenas, invasão de terras públicas, tentativas e lobbies para enfraquecimento de políticas públicas. 

Para a escolha, foi dada preferência a candidatas e candidatos socialmente sub-representados nas categorias de gênero e étnico-raciais do país, bem como a pautas e temas para além do eixo Rio-São Paulo, que normalmente têm mais espaço nos veículos de comunicação do país.

Os temas das duas propostas escolhidas não serão divulgados por segurança dos jornalistas.

Os repórteres escolhidos para serem a água do nosso feijão são:

Priscila de Souza Viana e Digna Andrade Torres, de Aracaju (SE)

— Leandro Roberto Barbosa, de Jundiaí (SP) e Gabriel Schlickmann, de Florianópolis (SC)

Os jornalistas escolhidos terão acompanhamento dos editores da nossa equipe durante todo o processo de apuração da pauta, que será publicada na página do Joio no mês de julho. As bolsas são, cada uma, no valor de R$ 6.500.

Navegue por tags

Matérias relacionadas