VAPE

a aposta da indústria do cigarro para atingir todos  os públicos e idades

Com uma infinidade de gostos que remetem à  infância, como algodão doce, chiclete, morango, manga e chocolate, os cigarros eletrônicos se popularizaram nos últimos anos e já são uma epidemia entre jovens em diversos países.

fotos: Research into the Impact of Tobacco Advertising/Stanford University

São 3,6 milhões de estudantes de ensino fundamental e médio nos Estados Unidos que usam cigarros eletrônicos.

Gif:  Research into the Impact of Tobacco Advertising/Stanford University

A prática, que à primeira vista parece inofensiva, despertou atenção internacional após usuários do vape começarem a apresentar graves lesões pulmonares causadas pelo uso dos dispositivos eletrônicos.

No Brasil, o cantor sertanejo  Zé Neto enfrentou uma  doença pulmonar que tem relação com o uso do vape.

reprodução: instagram/@zenetotoscanooficial

No Brasil, os dispositivos eletrônicos de fumar são proibidos desde 2009,  por decisão da Anvisa.  Só que derrubar esse veto se tornou a tarefa número 1 da indústria do tabaco por aqui.

E os esforços estão particularmente frenéticos agora, já que a Anvisa  está em vias de apresentar um novo relatório sobre  o assunto.

Para a indústria do cigarro, o vape representa um lucro que só cresce.

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Em 2014, esses dispositivos geraram 2,76 bilhões de dólares em faturamento – cifra que saltou para 15 bilhões em 2019. Para fazer com que esses números continuem crescendo,  é preciso abrir novos mercados. Como o Brasil.

O Joio fez um levantamento das reuniões entre a indústria do tabaco e a Anvisa nos últimos cinco anos, quando o lobby pela derrubada da proibição começou.

No total, encontramos  87 registros.  Em comparação,  a sociedade civil, a academia, entidades de médicos e representantes de órgãos do governo federal que atuam no combate ao tabagismo somam apenas 15 reuniões  no período.

Enquanto nos bastidores a pressão é pela derrubada da proibição, nas redes sociais,  a indústria usa influenciadores para promover a venda ilegal de vapes.

O @VapersBrazil, perfil do vaper Luiz Otávio, possui mais de 26 mil seguidores somente no Instagram. No Youtube, possui mais de 52 mil inscritos, 433 vídeos enviados, incluindo tutoriais para iniciantes.

reprodução: instagram/@vapersbrazil

Os sorteios de equipamentos e de juices dos mais diversos sabores também são rotineiros entre os criadores de conteúdo do mundo do vapor, assim como a oferta de cupons de desconto em lojas.

reprodução: instagram/@zonadovapor

No TikTok, a tag #vapebrasil soma  6 milhões de visualizações.

No site do Joio você encontra mais investigações sobre  o lobby pelos cigarros eletrônicos no Brasil.