A batata é um fenômeno!

É o terceiro alimento de origem vegetal mais consumido no mundo todo.

De acordo com a mais recente Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) divulgada pelo IBGE, cada brasileiro consome, em média, quatro quilos de batata por ano.

Quem ganha cada vez mais espaço no prato dos brasileiros são as versões industrializadas do tubérculo: a batata pré-frita, a batata-palha e os chips.

Muita gente acredita que a batata é uma cultura europeia, mas ela é nativa da Cordilheira dos Andes, aqui na América do Sul. Há registros de que povos andinos, especialmente de Peru, Bolívia e Chile, já consumiam batatas 8.000 anos atrás.

Ela só chegou à Europa no final do século 16, junto ao ouro roubado pelas expedições colonizadoras.  Lá, foi adaptada ao clima e aos dias mais longos antes de se espalhar pelo mundo.

Existem mais de 160 variedades catalogadas, com cores, formatos, sabores e utilidades diferentes.

O Brasil é o 20º maior produtor de batatas do mundo. De acordo com um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 2016, as batatas brasileiras representam apenas 1% da produção mundial.

De acordo com dados do IBGE, cada brasileiro consome, em média 8,1, gramas de batata por dia. Mas seu consumo em natura caiu nos últimos anos

O consumo não é igual em todo o território nacional. As regiões Norte e Nordeste são as que menos consomem batata. As regiões Sul e Sudeste, por outro lado, apresentam os mais elevados índices de consumo.

Mesmo com variedades nacionais ou originárias de países vizinhos à disposição, a maior parte das sementes usadas por aqui são importadas da Europa.  Isso gera alguns problemas para os produtores. Adaptadas a dias mais longos, com até 16 horas de exposição solar, as batatas europeias têm seu rendimento diminuído no Brasil.

Há uma grande contradição na bataticultura brasileira:

Até 16 horas  de luz por dia

Entre 15°C  e 18°C

Entre 250 e 550 milímetros

Condição ideal para o cultivo

Essas condições ideais são, na maior parte do tempo, impraticáveis no Brasil. Sem a combinação perfeita, a produtividade das lavouras brasileiras é bem inferior à europeia.

Para saber mais sobre a batata, acesse o especial Básico dos Básicos em nosso site.