Já ouviu falar em bioeconomia?

o joio e o trigo

Trata-se de um setor que condensa atividades diversas, como o agronegócio ou as indústrias química e farmacêutica, e que movimenta 300 bilhões de dólares anuais no Brasil, cerca de 13% do PIB.

o joio e o trigo

Entidades de produtores agropecuários estão chamando esse movimento de evolução natural do agro, onde primeiro, houve a expansão; depois, o aumento da produtividade e da competitividade; e, agora, estaríamos diante da consolidação da sustentabilidade no setor.

o joio e o trigo

A bioeconomia seria, assim, a estratégia utilizada para aproveitar economicamente as áreas em que o agronegócio é, por lei, obrigado a preservar.

o joio e o trigo

Mas…  essa história não acaba onde termina.

Essa nova área desperta a preocupação de comunidades indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas e pequenos agricultores. Para quem trabalha com essas populações, a definição de bioeconomia está ganhando contornos preocupantes.

?

?

?

?

?

?

o joio e o trigo

Mas as preocupações com a proteção dos povos tradicionais caminham devagar na esfera legislativa. O presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia, o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), quer aproximar a bioeconomia dos povos tradicionais, mas admite que essa preocupação ainda não está na agenda legislativa.

o joio e o trigo

O parlamentar foi um dos 279 parlamentares que votou “sim” para o requerimento de urgência na tramitação do Projeto de Lei (PL) nº 191/2020, que regulamenta a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em reservas indígenas.

o joio e o trigo

Críticos do projeto afirmam que pensar uma bioeconomia de verdade é tratar ribeirinhos, quebradeiras de coco e de babaçu e outras comunidades tradicionais como atores fundamentais e protagonistas dessas cadeias.

o joio e o trigo

“Há uma cadeia ali que não tem nada das dimensões do agronegócio  É  uma economia do cuidado, uma economia que ajuda a preservar o território, ajudar a evitar o desmatamento e as emissões de gases de efeito estufa, preservam a biodiversidade…",

afirma a ecóloga e coordenadora do tema Biodiversidade do Instituto Socioambiental (ISA) Nurit Bensusan.

o joio e o trigo