o hambúrguer com sabor de desmatamento

MADERO:

A ligação do empresário Luiz Renato Durski Junior, o Junior Durski, com o ramo da madeira fica evidente no nome do seu negócio mais vistoso atualmente: a rede de hamburguerias Madero.

o joio e o trigo

Mas, antes de vender hambúrguer, a rede de fast-food Madero carrega um outro passado:

o joio e o trigo

destruição ambiental e ligações com acusados de grilagem e assassinato de camponeses.

No ano de 1996, Durski deixou a primeira marca como madeireiro em Machadinho d'Oeste, município do estado de Rondônia.

Na época, o Ibama aplicou duas multas à empresa Luiz Renato Durski Junior Madeiras por destruição de vegetação no município. Outras duas multas foram aplicadas em Várzea Grande, no Mato Grosso, cujos valores são cobrados na Justiça.

No ano seguinte foram mais doze multas.

o joio e o trigo

Mas Junior não foi o pioneiro em multas por desmatamento: sua família já teve, pelo menos, dez empresas de extração, beneficiamento ou exportação de madeira nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Paraná.

o joio e o trigo

Reprodução: Facebook/maderobrasil

De todas as empresas da família Durski ligadas à atividade madeireira, três são as que mais movimentaram capital e chamaram a atenção nacional e internacional:

o joio e o trigo

a MGM Agroflorestal, Industrial e Exportadora, sediada em Colniza,

a AXN Madeiras, de Várzea Grande, ambas em Mato Grosso,

e a Marine Box, de Curitiba, no Paraná.

Isso porque elas exportavam grande parte da produção para a Shanghai Anxin Flooring Co. Ltd. e a A&W Woods Co Ltd nos anos 2000, a maior importadora de madeira do Brasil bem no início da demarcação de uma Terra Indígena (TI) dos Kawahiva de Rio Pardo, em Colniza.

Era uma época em que os conflitos agrários e indígenas estavam muito violentos nessa região.

o joio e o trigo

Reprodução: anxinfloors.com

O povo Kawahiva é um dos 13 grupos indígenas em situação de isolamento no Brasil. O grupo do Rio Pardo é, ainda hoje, vítima de frentes de exploração florestal que têm como principais práticas a invasão e grilagem de terras públicas, o desmatamento ilegal e a pecuária extensiva.

o joio e o trigo

Funai

Em outubro de 2005, o Ministério Público protocolou uma medida cautelar contra a MGM Agroflorestal, umas das empresas de Junior Durski. No ano seguinte, o MP de Mato Grosso caracterizou a atuação dos madeireiros e grileiros como genocídio, pois as invasões tinham o objetivo de expulsar os índios isolados do local, bem como exterminá-los.

o joio e o trigo

Além da exploração intensiva da região por empresas madeireiras, havia relatos de que os Kawahiva seriam caçados e mortos por pessoas interessadas em impedir a demarcação da área.

o joio e o trigo

Funai

Em nosso site, é possível encontrar a análise de vários processos que correm nos tribunais federais do Mato Grosso, do Paraná e de Rondônia, que envolvem empresas ativas e baixadas em nome da família Durski.

o joio e o trigo