Abílio Diniz foi o responsável por transformar o Pão de Açúcar, empresa familiar fundada por seu pai, num império de supermercados.
Ignorava o fato de que os agricultores familiares eram justamente os responsáveis pela produção de boa parte dos alimentos vendidos em seus supermercados.
E esse grupo de pessoas planta muito do que chega à mesa dos brasileiros.
Ou seja, são produzidos pelos “homens fixados no campo”. Abilio, então um dos maiores conhecedores do varejo alimentar brasileiro, vislumbrava um futuro com campos despovoados porque acreditava que a indústria e o agronegócio seriam capazes de suprir as necessidades do Brasil.
As relações, sempre mediadas por atravessadores, foram se tornando cada vez mais vantajosas para o Pão de Açúcar e inviáveis para os agricultores.
No livro Donos do Mercado, publicado pelo Joio e pela Editora Elefante, mostramos como os grandes supermercados exploram direta e indiretamente os “homens fixados no campo” e contribuem para afastar os brasileiros dos alimentos produzidos nesta terra.