Moça  da lata

Pudim de leite, beijinho, papo de anjo: 

você sabe fazer algum desses doces sem usar o leite condensado?

A Nestlé foi tão habilidosa (ou seria ambiciosa?) que, hoje, a versão “tradicional” dos nossos principais doces é feita com leite condensado.  Ou melhor, com Leite Moça.

Mas como nos tornamos o país que mais consome leite condensado no mundo?

Quando chegou ao Brasil, na segunda metade do século 19, a corporação Suíça encontrou um campo fértil por onde avançar. O leite condensado, recém-criado para alimentar soldados nas trincheiras, precisava seduzir novos consumidores.

Os primeiros alvos foram os bebês. Sim, a Nestlé quis colocar uma quantidade hedionda de açúcar na mamadeira das crianças.

Depois, com a invenção das fórmulas infantis, o leite condensado para bebês perdeu espaço e o novo alvo foi 

TODA A DOÇARIA BRASILEIRA.

E é aí que entra uma personagem principal dessa história. 

A moça da lata? NÃO.

nutricionista que hoje tem 83 anos, e que é uma pessoa central numa mudança enorme na vida de muitos brasileiros.

Débora Fontenelle,

Ela pode ser estranhamente desconhecida do público em geral, mas nós sabemos muito sobre seus doces.Todo brasileiro conhece o pudim de leite (condensado) que ela inventou.

Quando a Nestlé constatou que 10% das receitas eram feitas com Leite Moça, começou um trabalho de persuasão das professoras de culinária, enviando receitas, materiais, cursos e produtos.

E logo surgiu ‘Doces brasileiros de verdade', um dos primeiros livros lançados pela corporação.

Logo na contracapa do volume havia uma mensagem clara:  os doces brasileiros de verdade eram feitos com Leite Moça.

É engraçado que as empresas alegam que simplesmente que seus produtos atendem a demandas da sociedade. Dizem que elas não criaram nenhum hábito.  Não moldaram nossas atitudes.  Não influenciam nossa conduta…   A história do leite condensado mostra o contrário, não é?

Para tentar se livrar dessa dependência de corporações para fazer nossos docinhos, tivemos a ideia de recuperar cadernos de receitas anteriores à invasão da Nestlé na nossa doçaria. Com ajuda dos nossos leitores, nasceu o livretinho ‘Receitas Sem Nestlé’, que disponível para download em nosso site.

Quer saber mais sobre como a Nestlé se apropriou das receitas brasileiras (ou de como viramos o país do leite condensado)?  Ouça nosso episódio de Podcast  ‘Moça da Lata’ e no artigo publicado em nosso site.