A palmeira juçara é uma das espécies-chave da Mata Atlântica por garantir a alimentação de dezenas de tipos de animais diferentes.

JUÇARA

O joio e o trigo

Ela ficou muito conhecida pela exploração predatória do palmito.

Mas o palmito é só uma das partes de uma palmeira. No caso do juçara, a palmeira dá uma polpa muito gostosa também.

O joio e o trigo

O palmito jussara era um alimento muito consumido tradicionalmente pelos povos indígenas da floresta atlântica brasileira. Sempre esteve no prato dos caiçara, dos quilombolas e dos indígena. Além da alimentação, a palmeira sempre foi usada para outros fins, como a construção de casas.

O joio e o trigo

No período colonial quando os europeus experimentaram o palmito doce acharam muito parecido com aspargos e foi a partir daí que a exploração começou a se intensificar.

O joio e o trigo

Na década de 50 começou a ser vendida como uma iguaria típica brasileira de sabor exótico e usada em pratos refinados.

Em 1970, já eram exportadas mais de três mil toneladas de juçara. Só o estado de São Paulo tinha 965 agroindústrias de processamento de palmito. E o Vale do Ribeira era o grande polo. Muita gente migrou das comunidades pra trabalhar nas cidades.

Imagem:  Biblioteca IBGE

O joio e o trigo

Surgiram fabriquetas clandestinas e o corte do palmito saiu do controle.  Desde os anos 60, vários parques, unidades de preservação e reservas foram demarcados no Vale do Ribeira.

O joio e o trigo

Tudo isso ficou conhecido como Mosaico da Jureia. Hoje, essa é a maior área contínua de Mata Atlântica. O que é um ponto positivo. Mas teve um ponto muito negativo para as comunidades caiçaras e quilombolas. Porque a chegada do poder público foi também a chegada de várias proibições.

O joio e o trigo

E aí as comunidades rurais e tradicionais acabaram pagando o preço. Foram criminalizadas por leis ambientais e impedidas de realizar atividades que sempre foram básicas de seus modos de vida.

O joio e o trigo

Um decreto federal, assinado em 1990, proibiu o corte e a exploração de espécies nativas da Mata Atlântica. Muitas empresas migraram para o norte do país e começaram a investir no palmito açaí. Outra espécie que surgiu como alternativa foi a pupunha, que acabou popularizando o palmito. Quem já comeu o palmito juçara sabe que tem uma diferença enorme no sabor.

O joio e o trigo

Quer saber mais sobre a palmeira que hoje é símbolo de resistência? Ouça o episódio do Prato Cheio.

O joio e o trigo

Passamos meses fazendo essa investigação. Foram horas de trabalho, viagens e muita pesquisa. E, claro, isso é bem caro. Ajuda a gente? Faça parte do nosso programa de membros.

Se preferir, faça pix para ojoioeotrigo@gmail.com