Os alimentos ultraprocessados têm resíduos de agrotóxicos?

Os alimentos ultraprocessados têm resíduos de agrotóxicos?

Nos alimentos in natura, monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, já sabemos a resposta: sim. As frutas, verduras e legumes que comemos têm resíduos  de veneno.

O joio e o trigo

Então, é melhor comer biscoitos, bolachas, bisnaguinhas, cereais matinais? Tomar refrigerantes, néctares, e bebidas de soja? E os salgadinhos? 

O joio e o trigo

Resposta rápida: não, porque eles, além de todos os problemas já conhecidos, também têm resíduos de agrotóxicos.

No Brasil, não há limite nem monitoramento da presença de resíduos de agrotóxicos nesses produtos. A legislação brasileira só determina limites para resíduos de veneno em alimentos in natura – a Anvisa só monitora esses alimentos.

O joio e o trigo

No final de 2019, o Instituto de Defesa do Consumidor, o Idec, foi ao supermercado, comprou quatro marcas de bolachas (ou biscoitos) de água e sal, quatro marcas de biscoitos (ou bolachas) recheados e quatro marcas de bisnaguinhas.

O joio e o trigo

Enviou todos para testes em um laboratório acreditado pelo Inmetro para saber se havia resíduos de agrotóxicos em algum deles. Esse laboratório é credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e utilizado pela Anvisa.

O joio e o trigo

Havia agrotóxicos em todos os grupos avaliados.  Não se salvou biscoito. Nem bolacha. Nem bisnaguinha.

O joio e o trigo

A pesquisa trouxe novas evidências de um problema de saúde pública que conhecemos bem: a  conexão entre o consumo de alimentos ultraprocessados e as doenças que mais matam os brasileiros (enfermidades cardiovasculares, diabetes, câncer).

O joio e o trigo