Comida tem tudo a ver com racismo, machismo e colonialismo. Isso quem diz são Caroline Silva, Govinda Lilamrta e Tainá Marajoara, três mulheres com histórias de vida ligadas intensamente à alimentação. Reunimos o trio de cozinheiras, mães e ativistas para lavar a louça suja, em um debate ao vivo para lá de saboroso, no último episódio da 2ª temporada do Prato Cheio. Ao longo da conversa, a troca de conhecimento era apimentada por provocações entre as três.
Entrevistadas:
- Caroline Costa, natural do Rio, encontrou na alimentação um jeito de conhecer pessoas e trocar experiências. Prefere, para comer, tudo o que é à base de plantas e compartilha saberes e práticas alimentares nas redes sociais.
- Govinda Lilamrta, vegetariana desde criança, acredita que cada escolha no dia a dia pode ajudar a transformar o mundo. É chef e proprietária do restaurante Pratada!, em São Paulo, onde os pratos têm inspiração indiana e obedecem à filosifia do amor e devoção.
- Tainá Marajoara, chef, realizadora cultural, pensadora. Com esses predicados, ela lidera o Instituto Icitata, um projeto voltado a resgatar as tradições amazônicas na cozinha, em Belém, onde é referência na culinária regional.
Para saber mais…
- @Afro.sou, o perfil da Caroline Costa no Instagram.
- @Pratadasp, o perfil do restaurante da Govinda nas redes sociais.
- @Iacitata_, o perfil do instituto liderado por Tainá Marajoara.
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Apresentação Denise Mota | Produção Marina Yamaoka | Direção Guilherme Zocchio | Edição de Som Victor Oliveira | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Amanda Flora | Trilhas sonoras Blue Dot Sessions, Vimeo e Youtube