Foto: Agência Alesp

Recém-empossado, deputado estadual é garoto-propaganda de marca de suplementos

Fisiculturista Felipe Franco, do União Brasil em São Paulo, argumenta que relação com a Growth é de longa data e não gera conflito de interesses

Mesmo exercendo mandato desde o dia 15 de março, o deputado estadual e fisiculturista Felipe Franco (União Brasil-SP) atua como garoto-propaganda da marca de suplementos Growth. 

Desde a posse, Franco estrelou seis vídeos no canal de YouTube GrowthTV, que pertence à marca. Em um deles, veiculado em formato de propaganda, o deputado promove o suplemento de proteína de soro de leite (whey protein) da empresa.

Em outro vídeo postado no canal da marca, Felipe Franco “inaugura” uma academia de pedra que teria sido reformada por ele na Zona Leste de São Paulo. De brinde, oferece aos participantes camisetas e garrafas da Growth.

“Hoje estou inaugurando a primeira academia de pedra revitalizada pelo Felipe Franco, agora com esse nome diferenciado de deputado”, explica ele. “Então tô aqui pela Growth”, acrescenta logo em seguida. Em mensagem à reportagem, ele esclareceu que o local foi reformado pela Prefeitura, em 2021. Procurada, a Growth não se manifestou.

Reprodução: Youtube/GrowthProdutos

Durante a campanha, o deputado propôs transformar a cadeia produtiva do mercado fitness em “atividade essencial” no estado de São Paulo, concedendo benefícios fiscais a fabricantes de equipamentos esportivos, suplementos alimentares e academias.

No episódio “A nova onda dos suplementos”, do Prato Cheio, contamos como o ex-deputado federal Alexandre Frota, também vinculado à indústria de suplementos, usou o mandato para defender que academias e lojas de suplementos fossem consideradas serviços essenciais durante a pandemia.

O código de Ética da Alesp proíbe “a percepção de vantagens indevidas, tais como doações, benefícios ou cortesias de empresas, grupos econômicos ou autoridades públicas, ressalvados brindes sem valor econômico”.

Em resposta à reportagem, Franco argumentou que sua relação com a Growth é de longa data e não configura conflito de interesses.

“São relações contratuais de muito tempo, antes mesmo da minha campanha para vereador da cidade de São Paulo em 2020”, escreveu o deputado. “Portanto, não se trata de uma vantagem indevida através da política, e sim do trabalho que venho realizando como atleta e influenciador há dez anos.” 

Para o advogado e especialista em direito parlamentar Gabriel Azevedo Borges, a relação contratual de Franco com a Growth não configura quebra de decoro parlamentar.

“O caráter remunerado da relação afasta o artigo do código de Ética que fala em percepção de vantagens indevidas”, argumenta. “Ele pode trabalhar, acumular emprego, desde que o trabalho seja compatível com a função de parlamentar.”

Mas Borges frisa que, no vídeo da academia, existe uma confusão entre a atuação de deputado e a de garoto-propaganda. “Uma coisa é exercer uma atividade [remunerada], outra coisa é promover a marca da empresa no exercício da função de deputado. Precisa existir uma separação. Essa confusão poderia caracterizar improbidade administrativa.” 

Em resposta à reportagem, Franco explicou que a reforma foi realizada pela Prefeitura de São Paulo por indicação sua, durante o período em que foi vereador, em 2021. “A ação da Growth se deu após a inauguração, utilizando a praça como cenário”, disse. 

Franco é fisiculturista desde os 20 anos. Ganhou notoriedade como influenciador fitness. Antes de se eleger deputado estadual, foi assessor parlamentar, candidato a vereador em 2020 e diretor geral do Departamento de Parcerias da Secretaria Municipal de Esportes de Lazer de São Paulo (SEME). 

Na campanha de 2022, se descolou da conjuntura nacional e preferiu focar na pauta do esporte – apesar de ter apoiado Bolsonaro, em postagem que depois foi apagada. Eleito, publicou foto em manifestação que questionava o resultado das urnas.

Confira aqui as respostas completas do deputado ao Joio.

Vida de bodybuilder

Em mais de um vídeo publicado no canal da Growth, Franco relata manter a rotina de fisiculturista. 

Ele diz que pretende disputar competições do esporte que acontecerão entre maio e julho na Bahia, no Paraná, no Rio de Janeiro, em Portugal e no Chile. A preparação inclui refeições calculadas, descanso adequado e dois treinos na academia por dia. 

O deputado garante ser possível conciliar a rotina de atleta com o exercício do mandato. “O dispêndio de tempo da minha atividade de atleta é similar ao tempo gasto nas atividades esportivas das demais pessoas da sociedade”, escreveu à reportagem. “Assim, seguirei conciliando os treinos para as competições, sem prejuízo ao exercício do meu mandato como deputado.”

Navegue por tags

Matérias relacionadas