Hambúrguer Bovino Texas Burger

Imagem de Gerardo Lazzari e Romero Cruz.

A fabricante diz que o “Hambúrguer Texas Seara é feito com carnes selecionadas, somadas à combinação de um delicioso tempero Seara”. No rótulo, os cinco principais ingredientes são carne de peru, água, carne de frango, gordura suína, carne bovina, que corresponde a menos de 4% do produto.

Segundo informações da fabricante, uma unidade (cerca de 56 gramas) do produto tem 32% da quantidade diária de sódio recomendada, o que corresponde a 757 miligramas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de menos de 2 gramas de sal por dia. A população brasileira, no entanto, ingere em média 12 gramas diárias do ingrediente, quantidade seis vezes maior.

Além disso, o Hambúrguer Texas Seara contém 12 gramas de gorduras totais, ou 22% do necessário diariamente, e 4,9 gramas de gorduras saturadas — 22% das necessidades diárias.

Este produto é considerado alto em sódio, alto em gorduras totais e alto em gorduras saturadas, segundo o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Trata-se de um alimento ultraprocessado, que deve ser evitado, conforme as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

No aplicativo Desrotulando, o produto tem nota 33, de um total possível de 100, e é classificado como “Ruim”.

“Todo esse cuidado com o preparo resulta em um alimento saboroso e nutritivo, ideal para compor em um delicioso sanduíche (sic) ou para ser usado no almoço ou no jantar”, afirma a Seara sobre o produto.

Ingredientes (aparecem no rótulo do mais usado ao menos usado): carne de peru, água, carne de frango, gordura suína, carne bovina, proteína texturizada de soja, bacon, maltodextrina, sal, condimento natural; aromas naturais de fumaça de pimenta preta, estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), corante caramelo (INS 150c), antioxidante eritorbato de sódio (INS 316) e realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621).

Por Redação

Matérias relacionadas