O investimento que a Coca-Cola faz para apoiar pesquisadores é bem menos conhecido do que as suas propagandas ou campanhas de marketing. No entanto, os interesses da empresa na ciência podem ser um fator muito mais decisivo para o poder que ela detém. Nessa seara, estão práticas de financiamento de pesquisas que acobertam fatos, como o de que refrigerantes fazem mal à saúde, e distorcem evidências, acarretando problemas sanitários mundo afora.
Entrevistados:
- Camila Maranha Paes de Carvalho, professora adjunta na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição, principalmente nos temas de políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional e conflito de interesses.
- Paulo Serôdio, do Departamento de Sociologia da Universidade de Oxford. É um dos pesquisadores envolvidos no estudo de 2018 que coloca em xeque a política de transparência da Coca-Cola em relação ao financiamento de estudos científicos.
Fontes de informação citadas no episódio
- Estatística sobre a ingestão média americana de refrigerantes contribuição calórica total da dieta (Centro Nacional de Estatísticas da Saúde)
- Estatística sobre a ingestão média brasileira de refrigerantes contribuição calórica total da dieta (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018)
- Estudo publicado que analisa a troca de e-mails entre funcionários da Coca e o Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças. O CDC, na sigla em inglês. é ligado ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos e é responsável por decidir o que faz bem ou mal para a saúde da população norte-americana.
- Pesquisa revela que Estudos sobre bebidas açucaradas que foram financiados pela indústria tem cinco vezes mais chances de não encontrar uma relação entre bebidas açucaradas e ganho de peso do que estudos cujos autores não relataram conflitos de financiamento.
- Estudo que revela discrepância entre a promessa da Coca de ser mais transparente e a realidade e que mostra que a maior parte dos pesquisadores com trabalhos financiados pela empresa ficou de fora das listas divulgadas.
- Discussão sobre regulamentação da venda de refrigerantes em alguns estabelecimentos em Nova Iorque
- Reportagem de Anahad O’Connor que expõe estratégia da Coca-Cola de financiar cientistas que focam na falta de exercício físico como culpada por problemas de saúde e diminuem o papel da dieta na epidemia da obesidade
- Entrevista com Anahad O’Connor, jornalista que publicou a matéria no The New York Times desmascarando a Rede Global de Balanço Energético e cientistas financiados pela Coca-Cola
- Reportagem que revela a relação entre a Rede de Balanço Energético Global e a Coca-Cola
- Coca-Cola atuou para barrar políticas de saúde pelo mundo, mostram documentos
- Estudo coloca em xeque política de transparência da Coca-Cola
- E-mails revelam intimidade e influência de Coca-Cola sobre agência de saúde nos Estados Unidos
- Transparente nos Estados Unidos, Coca-Cola adota segredo sobre relação com pesquisadores no Brasil
- Fábrica da Coca-Cola: a felicidade te espera mesmo lá dentro?
Para saber mais…
- Livro — Uma Verdade Indigesta, de Marion Nestle (Ed. Elefante)
- Podcast — Prato Cheio | Episódio 5 – Superalimentos
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Direção de temporada Guilherme Zocchio Roteiro Marina Yamaoka | Narração Juliana Geitens & Victor Matioli | Edição de Som Victor Oliveira | Produção Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Amanda Flora | Trilha sonora Blue Dot Sessions ||
Esse podcast está no ar graças ao apoio da Fundação Heinrich Böll e das doações de 276 ouvintes que participaram de uma campanha de financiamento coletivo