A maneira como a indústria dos alimentos ultraprocessados lida com a grave epidemia global de obesidade lembra a brincadeira infantil “comigo não morreu”. As empresas responsáveis por lotar as prateleiras dos supermercados com comida-porcaria utilizam todas as estratégias possíveis e imagináveis para empurrar a responsabilidade pela obesidade para longe de si. Colocam em prática estratégias para se isentar do problema que ajudaram a criar com seus produtos cheios de açúcar, sódio e gordura.
Entrevistados:
- Fernanda Rauber, pesquisadora do Nupens/USP e professora colaboradora do Departamento de Nutrição da USP.
- Mario Carra, presidente Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)
- Fabio Gomes, assessor regional de Nutrição e Atividade Física, OPAS/OMS
- Mélissa Mialon, engenheira de alimentos e doutora em saúde pública. Pesquisa conflito de interesses na indústria de alimentos na América Latina.
Fontes de informação citadas no episódio
- The Economic Cost of an Obese Society (Investopedia)
- Custos atribuíveis a obesidade, hipertensão e diabetes no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2018 (Governo Federal)
- Deaths Attributable to High Body Mass in Brazil (CDC)
- Hugo Ramírez, Subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde do México (Twitter)
- The State of Food Security and Nutrition in the World 2019 (FAO)
- Obesity and overweight – Key facts (OMS)
- How the world could better fight obesity (McKinsey Global Institute)
- Alexandra Gurgel/Movimento Corpo Livre (Instagram)
Para saber mais…
- Livro — A Dieta Neoliberal, de Gerardo Otero (Editora Elefante)
- Podcast — Parece comida, mas não é
- Reportagem — Obesidade não é definida pelo peso, diz nova diretriz do Canadá (BBC News, em inglês)
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Direção de temporada Guilherme Zocchio Roteiro Marina Yamaoka | Narração Guilherme Zocchio e Marina Yamaoka | Edição de Som Victor Oliveira | Produção Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Amanda Flora | Trilha sonora Blue Dot Sessions
Esse podcast está no ar graças ao apoio da Fundação Heinrich Böll e das doações de 276 ouvintes que participaram de uma campanha de financiamento coletivo