Muitos braços, diferentes faces e certo poder. No entanto, poucos viram ou ouviram falar. Dado à discrição, ele pode ser quase considerado um elemento folclórico. Mas, pelo papel que cumpre, ele deveria despertar mais atenção. Trata-se do ILSI, o International Life Sciences Institute, uma organização fundada pela Coca-Cola e patrocinado por grandes corporações das de alimentação, farmácia e agronegócio para incentivar pesquisas que valorizem a venda de seus produtos — muitos deles relacionados a problemas sanitários e ambientais.
Entrevistado:
- Franco Lajolo, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Diretor e presidente do Conselho Científico e de Administração do ILSI no Brasil.
Fontes de informação citadas no episódio
- Fatos curiosos sobre a Coca-Cola (Business Insider)
- Em 2015, OMS recomenda redução de consumo de açúcar (OMS)
- Estudo financiado pelo ILSI sobre os efeitos de açúcares adicionados na saúde, questionando as diretrizes da OMS (Annals of Internal Medicine)
- Dados sobre obesidade na Malásia (OMS)
- Estudo que analisa se instituições de caridade financiadas pela indústria promovem ciência baseada em evidências ou estudos com fins de advocacy (Global Health)
- Mars Inc diz adeus ao ILSI, olá à política científica (Food Politics)
- Mars critica pesquisa financiada pela indústria do açúcar (Associated Press)
- Estudo ligado à indústria alimentícia tenta desacreditar as diretrizes para o açúcar (The New York Times)
- Gigantes dos ultraprocessados e autoridades chinesas dividem escritórios (The New York Times)
- Um grupo industrial sombrio molda a política alimentar no mundo (The New York Times)
- Stranger things nos bastidores da ciência da alimentação (O Joio e O Trigo)
- Os bolsos gordos da ciência da obesidade (O Joio e O Trigo)
- Ultra-ataque: pesquisador brasileiro é alvo de transnacionais de alimentos (O Joio e O Trigo)
- Indústria de alimentos ocupa espaços da Universidade na Anvisa (O Joio e O Trigo)
- “Cada um está submetido às éticas próprias’, diz diretor de Instituto ligado à Coca-Cola (O Joio e O Trigo)
- A guerra dos ultraprocessados entra na fase de batalha campal (O Joio e O Trigo)
Para saber mais…
- Livro — Uma verdade indigesta, Marion Nestle (Editora Elefante)
- Podcast — A Coca-Cola e os interesses na ciência & Superalimentos
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Direção de temporada Guilherme Zocchio Roteiro Marina Yamaoka | Narração Guilherme Zocchio e João Peres | Edição de Som Victor Oliveira | Produção Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Amanda Flora | Trilha sonora Blue Dot Sessions
Esse podcast está no ar graças ao apoio da Fundação Heinrich Böll e das doações de 276 ouvintes que participaram de uma campanha de financiamento coletivo