“Compre bombom, compre bombom….”, “Eu tenho, você não tem!” “Mãe, eu quero uma chicória!”. De exemplos, a memória está cheia. Mas a publicidade infantil não mais se restringe ao rádio ou televisão. Quem é pai ou mãe sabe que o assédio é geral, e, na internet, em especial, abundam propagandas para vender alguma tralha. A indústria, especialmente a de alimentos, usa e abusa da propaganda para amolar famílias a comprar de brinquedos a guloseimas que não fazem nada bem à saúde.
Entrevistados:
- Vanessa Anacleto, co-fundadora do Milc, Movimento Infância Livre de Consumismo
- Livia Cattaruzzi, advogada do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana
- Inês Maria Vitorino Sampaio, Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia da Universidade Federal do Ceará
Fontes de informação citadas no episódio
- 10 motivos para evitar a publicidade infantil (Milc)
- Contribuição da Psicologia para o fim da publicidade dirigida à criança (Conselho Federal de Psicologia)
- Pesquisa sobre efeitos da exposição a alimentos não saudáveis e publicidade a bebidas não alcoólicas sobre o consumo em crianças e adulto
- Porque a publicidade é ruim para as crianças (Instituto Alana)
- Dados sobre obesidade infantil no mundo (OMS)
- Projeto de Lei 5921/2001 sobre publicidade infantil
- Senacon realiza consulta pública sobre regulamentação da publicidade infantil (Ministério da Justiça)
- Pesquisa “Publicidade infantil em tempos de convergência”
- Estudo: Regulamento de publicidade de alimentos para crianças – uma estrutura para analisar e melhorar o desempenho dos instrumentos regulatórios
- Os impactos da proibição de publicidade dirigida às crianças no Brasil (The Economist)
- Estudo: Comercialização de alimentos para crianças e adolescentes e o licenciamento de personagens em alimentos empacotados no supermercado
- Estudo: Exposição à marcas de alimentos em advergames e efeitos no consumo de lanches nos Estados Unidos
- Estudo: Efeitos do marketing digital de comida-porcaria entre os jovens
- A dor e a delícia de criar filhos em um mundo digital (Nexo)
- Ministério da Justiça abre investigação contra o McDonalds por publicidade infantil (O Joio e O Trigo)
- Pesquisas mostram que publicidade confunde mães e provoca ’amolação’ (O Joio e O Trigo)
- Na Câmara, projeto sobre publicidade infantil aguarda aprovação há 17 anos (O Joio e O Trigo)
- De acordo com estudo, 80% dos produtos licenciados tem o público infantil como alvo (Terra)
- Obesidade infantil: Precisamos falar sobre a publicidade de alimentos (Huffington Post)
- Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas em 2025, estima organização (Terra)
- 72% são contra propaganda de refrigerantes a criança, diz Datafolha (Folha de S. Paulo)
- Entidades se mobilizam contra flexibilização da publicidade infantil (Meio e Mensagem)
- Um guia sobre a necessidade de criar regras para a publicidade infantil (O Joio e O Trigo)
- Publicidade de alimentos e obesidade infantil: uma reflexão necessária (Época)
Para saber mais…
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Direção de temporada Guilherme Zocchio | Roteiro Marina Yamaoka | Narração João Peres & Marina Yamaoka | Edição de Som Victor Oliveira | Produção Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Amanda Flora | Trilha sonora Blue Dot Sessions
Esse podcast está no ar graças ao apoio da Fundação Heinrich Böll e das doações de 276 ouvintes que participaram de uma campanha de financiamento coletivo