Tembici afasta segurança que intimidou entregadores do iFood com arma de fogo

Caso foi revelado pelo Joio na sexta-feira; iFood diz não ser responsável pela operação de estação na zona oeste de São Paulo onde fato ocorreu

A Tembici, empresa de aluguel de bicicletas, decidiu afastar o segurança responsável por intimidar entregadores do iFood com uma arma de fogo durante discussão na noite da última sexta-feira (18), em uma estação de retirada de bicicletas em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

A estação pertence ao programa iFood Pedal. Trata-se de uma parceria entre iFood e Tembici que permite, mediante o pagamento de um aluguel semanal, a utilização de bicicletas semi-elétricas. 

Os entregadores utilizam bicicletas customizadas do iFood durante dois períodos do dia — das 11h às 15h e a das 17h30 às 21h30. Porém, segundo relatos dos trabalhadores, são costumeiras as longas filas e a falta de bicicletas no local, o que teria ocorrido também nesta sexta (19).

Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, o desentendimento começou quando o segurança tentou fotografar documentos de identidade dos trabalhadores, gerando receio de que seriam bloqueados no aplicativo e impedidos de trabalhar. Os entregadores protestaram e ele então sacou uma pistola, para intimidá-los. Tudo foi gravado. O caso foi revelado pelo Joio algumas horas depois. 

De acordo com o iFood, a operação do local é de responsabilidade da Tembici, que foi quem contratou o segurança. Na visão da empresa, portanto, ele não seria “segurança do iFood”, como afirmou a matéria inicialmente.

A Tembici, por sua vez, afirma que houve uma instabilidade no sistema no momento da discussão, o que teria dificultado a retirada das bicicletas.

“A Tembici sente pelo ocorrido e está sempre trabalhando para prestar um excelente serviço aos mais de 2.500 clientes do projeto”, diz nota enviada pelo iFood em resposta à reportagem publicada pelo Joio ontem. “O segurança foi afastado pela empresa terceirizada até que todos os fatos sejam esclarecidos, e revisamos todos os protocolos internos de segurança”

Entregadores estacionam bikes do Programa iFood Pedal em paróquia do bairro paulistano de Pinheiros (Foto: Lucas Guarnieri Marteli)

Confira na íntegra a resposta do iFood à reportagem do Joio

“O iFood informa que o ponto da Teodoro Sampaio é um espaço de retirada e devolução de bicicletas que faz parte do projeto que a empresa tem em parceria com a Tembici, responsável pelo serviço e operação.

A Tembici informa que, na última sexta-feira (18), entre às 18h e 18h40, ocorreu uma instabilidade no sistema do iFood Pedal, impossibilitando a retirada de bicicletas elétricas pelos entregadores durante este período. Após o retorno do sistema, a operação do projeto seguiu normalmente e todos os entregadores conseguiram realizar retiradas e devoluções das bikes.

A Tembici sente pelo ocorrido e está sempre trabalhando para prestar um excelente serviço aos mais de 2.500 clientes do projeto. Por isso, dentre as ações aplicadas, todos os entregadores impactados pela indisponibilidade do sistema serão isentos da cobrança do plano na próxima semana, o segurança foi afastado pela empresa terceirizada até que todos os fatos sejam esclarecidos, e revisamos todos os protocolos internos de segurança.

Como parte do projeto, desde abril desenvolvemos o Girando Ideias, atuação focada em políticas que reforcem o diálogo e escuta junto aos entregadores”

Por Marcos Hermanson

Matérias relacionadas