Para entender o agro

Para entender o agro

Balança comercial

Relação entre importações e exportações do país. Há anos tenta-se vender a ideia de que o agro sustenta a economia brasileira na balança, ideia que a gente já discutiu aqui.

Banco de investimentos

Instituições privadas especializadas em compra e venda de investimentos. BTG Pactual e XP Investimentos, dois dos principais bancos de investimento da América Latina, têm listado a Brasil Agro como um ótimo negócio.

Cédulas de Produto Rural (CPR)

Cédula que representa a entrega de parte da produção em troca de financiamento. Alterada pela Lei do Agro, antes, se um produtor ficava endividado, para tomar as terras dele era preciso entrar com uma ação judicial. Agora, basta ir direto no cartório, apresentar a cédula de produto rural que comprove a dívida, e pronto.

Commodities

Mercadorias com produção em larga escala e com alto nível de exportação. Milho e boi gordo representam as principais commodities do agro brasileiro.

Especulação fundiária

Prática de adquirir terrenos e imóveis e não fazer uso, aguardando valorização. Brasil Agro e SLC Agrícola são as duas maiores empresas de compra e venda de terras no país.

Financeirização do agro

Deslocamento do centro de decisões do agronegócio para as salas do mercado financeiro.

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA)

Facilita a entrada de investidores estrangeiros e pessoas físicas no agronegócio. Aprovada com lobby do agronegócio e conchavos com alto escalão da política.

Lei do Agro (Lei 13.986/20)

Instituições privadas especializadas em compra e venda de investimentos. BTG Pactual e XP Investimentos, dois dos principais bancos de investimento da América Latina, têm listado a Brasil Agro como um ótimo negócio.

Investimentos de renda fixa

Investimentos que crescem de acordo com taxa pré-determinada.

Instituto Pensar Agro (IPA)

Organização criada em 2011 e atua para coesionar atuação da bancada ruralista no Congresso Nacional. É do IPA que saem as diretrizes que guiam a atuação de deputados e senadores. 

Mercado de títulos verdes

Investimentos em finanças tidas como “mais sustentáveis”. A EcoAgro, uma das empresas que emite títulos verdes, aponta movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Comissão Pastoral da Terra como “riscos” ao negócio.

MP do Agro (MP 897/2019)

Define uma série de instrumentos que atrelam o agronegócio e o mercado financeiro. “Um divisor de águas” para o crédito rural brasileiro, segundo a ministra Tereza Cristina.

Plano Safra

Instituído em 2003,  representava a principal fonte de financiamento do agro, mas, em 2021, responderá  por apenas um terço do montante total movimentado pelo setor.

PL da Grilagem (2633/20)

Afrouxa o licenciamento ambiental e dá fim à demarcação de terras indígenas, entre outras medidas.

Títulos hipotecários

Instrumento financeiro que utiliza pagamentos de empréstimos imobiliários para garantir o retorno de operações arriscadas no mercado de ações, criado por executivos como Larry Fink.

Navegue por tags

Matérias relacionadas