O salmão é hoje o peixe mais importado do Brasil. Saudável, chic e prático são apenas alguns dos adjetivos que ajudaram a popularizar o consumo da espécie num país que tem uma costa enorme e uma variedade de peixes nativos. Por trás de uma estratégia de marketing, encontramos piolho, antibióticos, cor artificial e diversos problemas ambientais, sociais e trabalhistas.
Entrevistas:
- Yara Aiko Tabata, pesquisadora na Estação Experimental de Salmonicultura Ascânio Faria;
- Liesbeth Van der Meer, doutora em medicina veterinária, especializada em aquicultura de salmão pela Universidade do Chile e vice-presidente da organização Oceana Chile;
- Carlos Alberto Dória, doutor em sociologia pela Unicamp e autor de “Culinária Caipira da Paulistânia” e “Formação da Culinária Brasileira”.
Fontes de informação citadas no episódio
- Peixe que domina as águas nacionais não é brasileiro, O Joio e O Trigo;
- A indústria norueguesa do salmão e seus prejuízos no fim do mundo, Sputnik;
- Salmão transgênico é testado no Brasil, Gazeta do Povo;
- Norueguesa ameaça suspender aquisição de soja brasileira, Folha de São Paulo;
- Réplica: Salmão de cultivo possui muito ômega 3, diz associação, Folha de São Paulo;
- Episódio: Salmão: saudável ou tóxico?, Vai se Food;
- Episódio: A ciência de comer bem, Cozinha Bruta;
- Documentário: Peixe, criação em águas turbulentas.
- Relatório: Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018, IBGE;
- Texto publicitário: Brasil é um dos principais mercados para a campanha mundial do salmão chileno, SalmonChile;
- Relatório: Anual Report 2018, Mowi;
- Relatório: Salmones de sangre del sur del mundo; Ecoceanos.
Para saber mais…
- Relatório: Anuário 2021; PeixeBR;
- Informativo comércio exterior da piscicultura, PeixeBR.
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro Luisa Coelho & João Peres | Pesquisa Victor Matioli | Narração Luisa Coelho | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Design Denise Matsumoto & Clara Borges | Mídias Sociais Nathália Iwasawa & Amanda Flora
Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions; Victor Oliveira; Trilha oficial ´Indiana Jones´ – The Raider’s March (From “Raiders of the Lost Ark”), John Williams; No meio do pitiú, Dona Odete; O peixe e o pescador, Nino Violeiro