Com lançamentos toda semana, canal no YouTube de O Joio e O Trigo estreia vídeo-reportagens nesta quarta-feira
Nossa alimentação está de cabeça pra baixo. Doenças epidêmicas, Problemas ambientais. Desigualdades econômicas. Violações sociais. Nesse contexto, qual o espaço ocupado pela indústria da cultura pop, quando se apropria de causas legítimas e as distorce e fragmenta para obter lucros ofensivos em parceria com a indústria alimentícia?
Para responder às nossas inquietações como jornalistas que cobrem o setor privado e na busca por mais informações sobre alimentação saudável e adequada, nos lançamos em mais um desafio: uma temporada de vídeos que irá ao ar no YouTube, a partir da próxima quarta-feira, 23 de novembro.
Em quatro episódios, iremos contar por que a indústria alimentícia precisa do alicerce da cultura pop para entrar em nossas casas, estômagos, memórias e emoções. Buscamos uma série de exemplos que cruzam com a história do país, do cinema, da arte, da música, para te mostrar uma das tantas estratégias de que corporações se utilizam para fazer parte de nossas trajetórias e memórias.
A série é baseada e fundamentada na investigação jornalística , informativa e analítica, construindo narrativas que reportem e avaliem obras que se utilizam da apropriação de elementos afetivos, políticos, econômicos, sociais e culturais relacionados com a comida.
Em mais uma tentativa de entender as entranhas do capitalismo, reforçamos nosso papel de procurar pelas conexões sistematicamente, não pelos fragmentos. Dessa vez, mergulhamos no universo pop.
A temporada tem o apoio da Fundação Heinrich Böll, que trabalha no apoio à pesquisa e divulgação científica no Brasil. O Joio também é apoiado pela ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Idec, Fian e Serrapilheira.
Vem com a gente.