Eles são tão onipresentes que a gente se pega pensando que estão no planeta desde o nosso primeiro ancestral. “Ultraprocessados: o que são, de onde vêm e a que será que se destinam?” é o novo curso online do Joio Formação.
Ao longo de 16 aulas, num total de duas horas de vídeos, trazemos a você a reflexão que surge dos nossos seis anos de investigações jornalísticas sobre como os ultraprocessados avançaram na mesa da população brasileira. O curso é voltado a quem deseja partir do básico sobre o assunto, mas também a quem já está iniciado nessa discussão.
Fugimos da ideia de que tudo se resume a um decoreba para saber o que é ou não ultraprocessado. Nossa intenção é oferecer chaves de raciocínio para escaparmos da noção de que biscoitos, salgadinhos, iogurtes açucarados e companhia são inevitáveis. O fim da História. Longe disso.
Aprenda a ir muito além da leitura de rótulos
O curso é dividido em três partes. A primeira parte se debruça sobre o que são os ultraprocessados. Você entenderá por que esses produtos são uma ruptura na história evolutiva humana e quais os princípios que guiam sua produção. Como são feitos? Por que têm tanto apelo para os nossos sentidos? Essas e outras perguntas serão respondidas nas primeiras cinco aulas.
Na segunda parte do curso, mostramos de onde vêm os ultraprocessados. Você vai conhecer o punhado de corporações que produzem praticamente todos os produtos que você encontra no supermercado – e entender suas táticas de publicidade e marketing. Mas também vai dar um passo além para entender a racionalidade que domina o sistema alimentar globalizado, através de marcos históricos como a Revolução Industrial e a Revolução Verde e conceitos como o nutricionismo.
A terceira parte é dedicada às consequências de um sistema alimentar dominado por corporações de ultraprocessados. A que será que esses produtos se destinam? Quais são as consequências na nossa saúde? Esta e outras reflexões guiam a última parte do curso.
Ao final deste curso, você terá as ferramentas básicas para ir muito além da análise dos rótulos dos ultraprocessados, e entender não só esses produtos, mas o sistema alimentar globalizado – e seus problemas.