Foto: Fernando Martinho

Joio é alvo de processo e Justiça determina retirada do ar de matéria sobre indústria da carne

Caso corre em segredo de Justiça e diz respeito a uma reportagem publicada em janeiro. Decisão tem caráter liminar

O Tribunal de Justiça de Rondônia determinou que O Joio e O Trigo retire do ar uma reportagem sobre desmatamento e indústria da carne. O magistrado responsável determinou que o caso corra em segredo de Justiça, sem que se possa revelar os nomes dos envolvidos.

No último dia 8 de agosto, o juiz concedeu liminar para que a reportagem fosse removida de nossa página na internet, de todas as redes sociais e de qualquer espaço de divulgação sob nossa administração. O Joio cumpriu a decisão tão logo foi notificado, retirando do ar a reportagem publicada em 30 de janeiro deste ano.

Essa é a primeira vez, em oito anos de atividades, que o Joio sofre uma ação judicial movida por pessoas mencionadas em reportagem. Nosso jornalismo prima pela qualidade das apurações, marcadas por um processo de checagem de informação e consulta prévia a advogados no caso de conteúdos sensíveis. Todas as reportagens levadas ao público são fruto de um acúmulo de expertise na cobertura sobre sistemas alimentares. Para nós, a ação e a determinação de retirada da matéria do ar configuram um cerceamento da liberdade de expressão.

No caso em questão, e como em todas as outras matérias jornalísticas feitas pelo Joio, foram ouvidas todas as pessoas citadas na matéria e dada oportunidade para o contraditório.

O Joio e O Trigo não concorda com a decisão judicial e vai interpor todos os recursos admitidos no processo judicial para revertê-la, com o restabelecimento da ordem jurídica e a preservação do direito de expressão jornalística.

Navegue por tags