A indústria da amolação infantil

“Compre bombom, compre bombom….”, “Eu tenho, você não tem!” “Mãe, eu quero uma chicória!”. De exemplos, a memória está cheia. Mas a publicidade infantil não mais se restringe ao rádio ou televisão. Quem é pai ou mãe sabe que o assédio é geral, e, na internet, em especial, abundam propagandas para vender alguma tralha. A indústria, especialmente a de alimentos, usa e abusa da propaganda para amolar famílias a comprar de brinquedos a guloseimas que não fazem nada bem à saúde. 

Entrevistados:

  • Vanessa Anacleto, co-fundadora do Milc, Movimento Infância Livre de Consumismo
  • Livia Cattaruzzi, advogada do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana
  • Inês Maria Vitorino Sampaio, Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia da Universidade Federal do Ceará

Fontes de informação citadas no episódio

Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]

Direção de temporada Guilherme Zocchio | Roteiro Marina Yamaoka | Narração João Peres & Marina Yamaoka | Edição de Som Victor Oliveira | Produção Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Amanda Flora | Trilha sonora Blue Dot Sessions

Esse podcast está no ar graças ao apoio da Fundação Heinrich Böll e das doações de 276 ouvintes que participaram de uma campanha de financiamento coletivo

Matérias relacionadas