Curso | Do Nutricionismo à Comida de Verdade: a ciência e a política do aconselhamento nutricional

Inscrições para formação, 100% online e gratuita, estão abertas até o dia 19 de março

Um olhar crítico sobre o reducionismo nutricional nos dias atuais: esse é o assunto central do curso de capacitação docente oferecido pela ACT Promoção da Saúde em parceria com O Joio e O Trigo. A formação, gratuita e 100% online, tem como mote o livro Nutricionismo. A ciência e a política do aconselhamento nutricional, do pesquisador australiano Gyorgy Scrinis (Editora Elefante, 2021). 

O curso é limitado a 200 vagas. As inscrições ficarão abertas até 19 de março. A dedicação estimada é de 30 horas.

O autor ministra a primeira das seis aulas do curso, abordando as características da teoria que começou a cunhar ainda na década passada, ao fundir as palavras nutrição e reducionismo para enfatizar leituras isoladas de nutrientes que favoreciam hábitos alimentares descontextualizados e padrões alimentares não saudáveis.

Em uma das aulas, Marion Nestle, professora da Universidade de Nova York e autora de Uma verdade indigesta, aborda como a atuação de corporações distorce a construção de evidências científicas e prioriza o reducionismo na abordagem nutricional. Carlos Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, enfatiza como os ultraprocessados afetam os padrões alimentares tradicionais e colocam em risco a saúde pública e individual.

Ao longo do curso, palestrantes e professoras analisam o nutricionismo à luz da realidade brasileira na atualidade, falam sobre mensagens nutricionais descontextualizadas e sobre as diferentes eras do reducionismo nutricional.

A formação terá ainda três encontros online ao vivo para dialogar a respeito do conteúdo e aprofundar conhecimentos.

Espera-se que os participantes, docentes de diferentes áreas de cursos de Nutrição, mestrandos e doutorandos, possam se tornar multiplicadores desse conhecimento, facilitando a abordagem dessa temática em sala de aula.

Sobre o curso

Início: 19 de abril
Duração: 3 meses
Inscrições pelo formulário até 19 de março.
Carga horária: 30 horas
Público-alvo: mestrandos, doutorandos e professores da área de Nutrição

Sobre o autor

Gyorgy Scrinis é cientista, com doutorado em Filosofia e Professor Associado de Política e Diretrizes Alimentares na Escola de Agricultura e Alimentos da Faculdade de Ciências Veterinárias e Agrícolas, na Universidade de Melbourne, na Austrália.

Quem promove

A ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua na promoção e na defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Juntas, essas quatro pautas representam os principais fatores de risco evitáveis para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). O trabalho da ACT também inclui os direitos humanos e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

O Joio e O Trigo é um projeto jornalístico especializado na investigação sobre alimentação e doenças crônicas. Desde 2017 expomos como as estratégias corporativas interferem e afetam uma alimentação adequada, e buscamos entender como é possível construir sistemas alimentares saudáveis. 

Por Redação

Matérias relacionadas