O McDonald’s agora quer ser chamado de Méqui e dizer que todo mundo tem uma mequizice. Mas a gente não se engana com essa tentativa de se mostrar coisa nossa. Esse episódio investiga o poder colonial por meio do estômago, partindo da violência da colonização portuguesa, dos ataques a culturas alimentares e chegando aos aplicativos de comida. Muito mais sutil que a pólvora, a rede de fast-food vem no combo da Guerra Fria, operando como uma espécie de embaixada dos valores que os Estados Unidos buscaram levar a cada rincão do planeta.
Entrevistados:
- Elaine de Azevedo, nutricionista, socióloga da alimentação e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, apresentadora do podcast Panela de Impressão
- Sandra Guimarães, cozinheira, escritora e militante pela alimentação vegana (@papacapim_sandra)
- Gabriel Morais, publicitário e pesquisador
- Ighor Prado, jornalista
Fontes de informação citadas no episódio
- O artigo acadêmico “Fast food: as competências necessárias para o trabalhador do McDonald´s” explora a maneira como a empresa tenta incutir nos funcionários uma subjetividade na maneira de pensar e nos valores
- Esse texto da revista Foreign Policy explora a Teoria de Paz do McDonald’s cunhada por Milton Friedman
- O que o preço do Big Mac sobre a moeda de um país? Entenda nesse artigo da InfoMoney o que é o índice Big Mac.
- Para saber mais sobre a transformação cunhada pelas praças de alimentação, recomendamos a leitura desse artigo
- Se o assunto é a tão falada comensalidade, esse artigo de 2010 fala sobre aspectos históricos e antropológicos relacionados ao comer em companhia
Para saber mais:
- Podcast – Panela de Impressão, de Elaine de Azevedo
- Podcast (em inglês) – Invisibilia. Changing Social Norms Could Save Your Life
- Vídeo – Por que quebró McDonald’s en Bolivia
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro João Peres | Pesquisa Marina Yamaoka & Nathália Iwasawa | Narração Denise Mota | Narração adicional Alfredo dos Santos Rollo | Edição de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto & Clara Borges | Mídias Sociais Amanda Flora
Trilha sonora Blue Dot Sessions
Músicas