Hoje, no mundo, temos mais garrafas plásticas do que gente, do que mamíferos, prédios, carros, e mais garrafas do que tudo isso junto. Garrafas que, na maior parte das vezes, não serão coletadas e recicladas. Terminarão sua vida útil em pedaços, em algum canto desse planeta, junto com outras embalagens plásticas da Coca-Cola, Nestlé, Pepsico, Unilever – algumas das maiores poluidoras do mundo. Nesse episódio explicamos o que a ciência já sabe sobre o impacto de toda essa sujeira e as alternativas ao plástico.
Entrevistados:
- Alex Cardoso, catador em Porto Alegre, faz parte da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento Cavalhada (ASCAT), da Central de Cooperativas de Catadores de Porto Alegre e Região Metropolitana (Rede CATAPOA) e do MNCR. Também é estudante de Ciências Sociais da UFRGS.
- Aline Sousa da Silva, catadora em Brasília, coordenadora do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop).
- Henrique Pacini, Economista na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e autor do artigo “Análise da rede de comércio internacional de sucata plástica”.
- Túlio Rossetti, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo (Amlurb).
Fontes de informação citadas no episódio
Para saber mais…
Reportagem especial: Dieta do Lixo.
Série documental: Broken (Netflix), episódio “A farsa da reciclagem”.
A quarta temporada do Prato Cheio tem o apoio do Instituto Serrapilheira. Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro Luiza Miguez | Pesquisa Mylena Melo | Apoio de pesquisa: Nathália Iwasawa | Narração Amanda Flora | Edição de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto & Clara Borges | Mídias Sociais Juliana Mastrascusa & Amanda Flora
Trilha sonora Blue Dot Sessions