Maior parte do portfólio das empresas também contém excesso de sódio ou gorduras saturadas
Um levantamento inédito realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, a pedido do Joio mostrou que mais de 60% dos produtos das empresas M. Dias Branco e Mondelez disponíveis nas prateleiras em 2017 continha excesso de açúcar.
A M. Dias Branco é dona de marcas como Piraquê, Adria e Vitarella, enquanto a Mondelez fabrica os chocolates Lacta, Bis, Oreo e outros.
A análise realizada pelo Idec submeteu uma base de dados com 148 produtos da M. Dias Branco e 120 da Danone – coletada em 2017 e composta por todos os produtos de cinco supermercados de diferentes regiões do Brasil – aos critérios nutricionais estabelecidos pelo Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas.
Para ser considerado excessivo em açúcar pelo critério da Opas, um produto precisa ter 10% ou mais de seu valor energético (kcal) proveniente de açúcares livres (adicionados).
A M. Dias Branco e foi procurada através de sua assessoria de imprensa, mas não respondeus aos questionamentos do Joio até o fechamento da reportagem. A Mondelez respondeu que não vai comentar.
De acordo com o levantamento, 66% dos produtos da M. Dias Branco e 69% dos produtos da Mondelez continham excesso de açúcar. Setenta e dois por cento do portfólio da M. Dias Branco também foi considerado excessivo em gorduras saturadas, enquanto 51% dos produtos Mondelez foram considerados altos em sódio.
Ainda segundo a análise, 89% dos produtos da M. Dias Branco e 100% dos produtos da Mondelez receberiam ao menos um alerta nutricional da Opas.
O PN da Opas prevê seis alertas de conteúdo nutricional, que podem indicar excesso de sódio, açúcares livres (adicionados), gorduras saturadas, trans e totais, e presença de adoçantes artificiais (edulcorantes).
Alguns produtos da M. Dias Branco e da Mondelez chegariam a receber simultaneamente 4 alertas de excesso de conteúdo nutricional.
É o caso do Biscoito de Aveia e Mel da Piraquê, que tem alto conteúdo de açúcar, gorduras totais, gorduras saturadas e sódio; e da bolacha Amandita, que tem alto conteúdo de açúcar, gorduras totais, saturadas e gordura trans.
O levantamento completo abrange outras sete grandes empresas da indústria alimentícia nacional – Vigor, Danone, Mãe Terra, Unilever, Mondelez e M. Dias Branco – e pode ser acessado aqui.