O Miojo fica pronto em três minutos, mas o marketing do produto é uma construção de seis décadas. Nossa equipe vasculha artigos, documentos, peças publicitárias e vídeos para entender como o Miojo conseguiu se vender como tudo aquilo que não é: diverso e barato. A aposta em um diálogo cirúrgico com públicos-alvo bem selecionados fez do Brasil um dos maiores consumidores per capita de macarrão instantâneo, e agora a Nissin dá passos firmes para tentar inscrever o Miojo na nossa cultura alimentar.
Entrevistas:
- Vanille Pessoa, ex-nutricionista da Estratégia Saúde da Família e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
- Mark Veen, chef e um dos proprietários do Tamashii Ramen
- Maria Alice de Faria Nogueira, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Entrevista complementar:
- Entrevista de Ana Fossati, gerente de Marketing da Nissin, ao portal UOL
Fontes de informação citadas no episódio
- Fundo de Quintal OFC faz publicidade sobre a Linha Nosso Sabor
- Luciano Hang, da Havan, reconta a história do “visionário” Momofuku Ando
- Lançado em 1995, jingle da Turma da Mônica ajuda a turbinar o Miojo entre o público infantil
Para saber mais…
- Livro “The Untold History of Ramen: How Political Crisis in Japan Spawned a Global Food Craze” (2014), de George Solt
- Tese de doutorado “Taking Ramen Seriously: Food, Labor, and Everyday Life in Modern Japan”, de George Solt.
- Pesquisa de 2018 analisa conteúdo de sódio em alimentos oferecidos a crianças brasileiras
- Maioria das crianças brasileiras com menos de um ano provou Miojo, segundo pesquisa feita com 366 mães em 2014
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Pesquisa Maíra Mathias | Roteiro João Peres & Maíra Mathias | Narração Amanda Flora | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Design Denise Matsumoto & Clara Borges | Mídias Sociais Nathália Iwasawa & Amanda Flora
Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions