O Joio e O Trigo

Joio lança edital de microbolsas para investigar indústria do fumo

O Brasil é o maior exportador e o terceiro maior produtor de tabaco no mundo. Também somos um mercado importante: apesar da redução no tabagismo, ainda temos 20,4 milhões de fumantes. O mesmo que a população do Chile. Ou seis vezes a do Uruguai.

Há muito a investigar sobre a indústria do fumo por aqui. Por isso, o Joio e a ACT Promoção da Saúde promovem o edital de microbolsas de reportagem “Por trás da fumaça”.

Convidamos repórteres de todo o Brasil a inscrever pautas investigativas para realizar reportagens sobre o lobby das corporações do fumo para enfraquecer políticas públicas, regulações e normas estatais e influenciar tomadas de decisão.

As duas propostas vencedoras ganharão uma bolsa de R$ 5.000 para produzir a reportagem, com mentoria e edição do Joio.⁠

Ainda ficou com dúvidas? Na quarta-feira (16) fizemos uma transmissão ao vivo para conversar sobre o edital:



Edital de microbolsas de reportagem Por trás da fumaça

O Joio e O Trigo é um veículo jornalístico que afirma a necessidade de construirmos um novo sistema econômico, que coloque o bem-estar das pessoas, dos animais e do planeta no centro. Hoje, quem está no centro são as corporações, e é disso que trata o Joio. “Poder privado”: entendemos que investigá-lo é a nossa missão. 

É nessa perspectiva que lançamos, em parceria com a ACT Promoção da Saúde, o edital de microbolsas de reportagem “Por trás da fumaça”, voltado a investigações aprofundadas e inéditas sobre a indústria do fumo no Brasil. 

Serão distribuídas duas microbolsas, no valor de R$ 5.000 brutos cada, para a realização de reportagens.

Os repórteres escolhidos terão acompanhamento dos editores da nossa equipe durante todo o processo de apuração da pauta, que será publicada no site do Joio

A sugestão de pautas é livre, desde que dentro do tema do edital. Todos os aspectos do lobby das corporações do fumo para enfraquecer políticas públicas, regulações e normas estatais  e influenciar tomadas de decisão de agentes públicos e posicionamentos diplomáticos nos interessam.

Da inscrição
As inscrições, entre 9 e 30 de novembro de 2022, devem ser feitas mediante preenchimento de formulário online específico e divulgado nas redes sociais do Joio e da ACT.
Os projetos inscritos devem, de acordo com os requisitos do formulário, conter todas as seguintes informações:

Nome completo 
E-mail
Links para duas reportagens já publicadas
Proposta de pauta
Plano de trabalho resumido
Orçamento resumido

Qualquer dúvida sobre esse edital ou o preenchimento do formulário deve ser enviada para o email: [email protected] com a descrição do assunto: Edital “Por trás da fumaça”

Da seleção
As propostas serão julgadas por banca formada por editores do Joio.
Enquadramento na temática do edital.
Profundidade e ineditismo.
Consistência da pauta, do plano de trabalho e do orçamento

Política de diversidade
A ACT e O Joio e O Trigo adotam uma política de ações afirmativas, prezando pela igualdade de oportunidades e pela diversidade da equipe. Assim, incentivamos a inscrição à bolsa de pessoas negras, indígenas e refugiadas e em situação de vulnerabilidade.

Do resultado
Os nomes dos vencedores serão divulgados até o dia 30 de novembro de 2022 no site e nas redes sociais do Joio. Os selecionados receberão também uma comunicação por e-mail.
O pagamento será feito em duas etapas: 50% no início do processo de apuração, no dia 16* de dezembro de 2022, e 50% ao final do processo de edição da reportagem em março de 2023.

*Originalmente, 13 de março. Data foi modificada com a alteração do prazo de inscrições para o edital, de 13 para 30 de novembro.

Da entrega
A produção do material será acompanhada por editor do Joio para planejamento e apoio editorial ao longo do processo.
A data limite para a entrega final é 13 de março de 2023.
As reportagens serão publicadas no site e divulgadas nas redes sociais do Joio – e eventuais parceiros, com licença Creative Commons e, portanto, liberadas para republicação livremente por outros veículos.

Da proteção de dados  
Nome e e-mail serão coletados única e exclusivamente para fins do edital. Os dados serão protegidos de forma física, técnica e organizacional de segurança para evitar e mitigar riscos de perda, mau uso e acesso não autorizado, divulgação e alteração.

Por Redação

Matérias relacionadas