Saiba quem são os escolhidos para microbolsas de reportagem sobre indústria do fumo

Fruto de parceria com a ACT Promoção da Saúde, edital “Por trás da fumaça” foi voltado a investigações aprofundadas e inéditas sobre o setor

Anunciamos hoje os repórteres escolhidos para as duas microbolsas de reportagens oferecidas no âmbito do edital “Por trás da fumaça”.

Em 9 de novembro lançamos a chamada, convidando repórteres de todo o Brasil a apresentar propostas de investigações aprofundadas e inéditas sobre a indústria do fumo. As inscrições se encerraram no dia 30 de novembro.

Analisamos 23 inscrições. Foram apresentadas pautas envolvendo temas culturais, sociais, ambientais e políticos vinculados à indústria do fumo.

Para a escolha, priorizamos pautas que se encaixassem na temática do edital: investigar o lobby das corporações do fumo para enfraquecer políticas públicas, regulações e normas estatais e influenciar tomadas de decisão.

Como critério de desempate, demos preferência a pautas para além do eixo Rio-São Paulo, que normalmente têm mais espaço nos veículos de comunicação do país.

Os temas das duas propostas escolhidas não serão divulgados por motivos de segurança.

As escolhidas para serem a água do nosso feijão são:

— Angélica Weise (RS)

— Bruna Bronoski (PR)

As jornalistas terão acompanhamento dos editores da nossa equipe durante todo o processo de apuração da pauta. As reportagens serão publicadas a partir de março. As bolsas são, cada uma, no valor de R$ 5 mil.

O edital é fruto de uma parceria do Joio com a ACT Promoção da Saúde. Essa é quinta edição de microbolsas do Joio, e a terceira aberta ao público. As duas primeiras chamadas foram vinculadas à participação em oficinas jornalísticas sobre alimentação oferecidas pelo Joio.

Navegue por tags

Matérias relacionadas