Em “O Feroz e o Encantado”, entendemos como um processo mais antigo de produção em larga escala, nas terras Pareci, Manoki e Nambikwara, foi utilizado pelo governo Bolsonaro para vender sonhos de riqueza aos outros povos indígenas.
Em áudio, no Prato Cheio, quatro episódios revisam todo este histórico, e tentam entender quais serão os desdobramentos futuros. E, por fim, algumas reportagens dão conta das consequências de nossas reportagens e acompanham o tema de forma mais ampla.
A série integra o projeto “Entre a soja e o Cerrado”, que investiga o avanço do agronegócio sobre terras indígenas.
Ouça os episódios:
A invenção da propriedade privada (de como nasce a desigualdade)
O primeiro episódio da série “O feroz e o encantado” conta como lideranças do povo Pareci se tornaram defensores do agronegócio e fiéis do bolsonarismo. Nossos repórteres se deparam com…
A invenção da pobreza (de como nascem os problemas)
Os povos indígenas são pobres? Ou pobre é a régua de quem define os parâmetros de riqueza a partir do olhar dos brancos? Os Manoki são sobreviventes: chegaram a ser…
A invenção do indivíduo (a fé e o conformismo no reino de agrus)
Obrigadas a contemplar as miragens do progresso, algumas lideranças indígenas se veem atraídas pelo canto do agro. O terceiro episódio da série “O feroz e o encantado” analisa como o…
A invenção do futuro (e agora, Lula?)
O século 21 pertence ao planeta ou ao mercado financeiro? O último episódio da série retorna às perguntas iniciais dos nossos repórteres sobre o avanço do agronegócio em terras indígenas….
Leia as reportagens completas:
Local estava embargado havia um ano, portanto, integrantes do Executivo e indígenas descumpriram legislação ambiental. Ex-presidenta do Ibama fala em…
Ligado a Bolsonaro, indígena do agro participou de furto milionário de madeira em terra indígena
Ronaldo Zokezomaiake, da etnia Haliti Pareci, foi condenado a quatro anos de reclusão por participar de furto toras de mogno…
Bunge, Cargill, Cofco, Amaggi, ADM do Brasil, Viterra e General Mills adquiriram soja e milho em área em que “lavagem…
Após 20 anos plantando grãos sem autorização ambiental, produtores estão endividados; os que se opõem ao projeto falam que ele…
Servidor confirma que indígenas vendem soja de área não licenciada para uma empresa que mistura com grãos dos fazendeiros…