Nas últimas décadas, o caminho dos alimentos se tornou um assunto para investigadores. Não é fácil entender o trajeto que um alimento faz até chegar à cozinha. Esta temporada do Prato Cheio é sobre isso: os caminhos da alimentação. O primeiro episódio explora os conceitos de circuitos curtos e longos de consumo, busca as diferenças entre eles do ponto de vista social e ambiental, e tece propostas sobre como mudar urgentemente a realidade.
Disponível também no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como o Spotify.
Entrevistados:
- Tadeu Aparecido da Costa, bataticultor
- Walter Belik, professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Instituto Fome Zero
- Gustavo Pinto da Silva, professor do curso técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria
- Álvaro Delatore, diretor do setor de produção e certificação do MST
Reportagens
Fontes de informação citadas no episódio
- Enciclopédia Conhecer, Editora Abril, 1969
- Estudo sobre a cadeia de alimentos, de Walter Belik
- Livro Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas:negócios e mercados da agricultura familiar (UFRGS), de Sergio Schneider e Marcio Gazolla
- Publicidade da Seara aponta frango orgânico como solução
- Conceito de alimento “quilômetro zero”, proposto pelo movimento Slow Food, foi lançado em 2007
Para saber mais…
- Livro Donos do Mercado (Elefante e Joio, 2020), de Victor Matioli e João Peres, narra a trajetória que fez Carrefour e Pão de Açúcar dominarem o setor de supermercados no Brasil
- Livro O império do ouro vermelho conta o que fez da China o maior ator global de processamento de tomates
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro João Peres | Pesquisa Marina Estarque | Narração Luisa Coelho | Personagens e narrações adicionais Alfredo Rollo e Leo Raoni | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Produção Nathália Iwasawa e Amanda Flora | Direção-geral João Peres | Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio | Mídias Sociais Alicia Lobato | Gravação Estúdio Trampolim