O Joio e O Trigo

Sexta temporada do Prato Cheio viaja pelos caminhos da alimentação

Todo alimento carrega uma história. Desde o instante em que a terra é preparada até a comida chegar no prato de quem come existe um percurso que nem sempre é linear. No sistema alimentar hegemônico, os caminhos foram traçados pelo famoso progresso – e carregam um conjunto de contradições. Estradas, ferrovias, rotas e ruas saíram costurando territórios sem pedir licença, atropelando trajetos e trajetórias ancestrais. 

Caminhos é o tema da sexta temporada, a mais viajada da história do Prato Cheio, podcast de O Joio e O Trigo. Percorremos seis estados brasileiros e, em oito episódios, debatemos sobre trajetos físicos, imateriais e temporais que perpassam a alimentação, bem como a incoerência das cadeias produtivas e dos circuitos longos que explicitam a mercantilização dos sistemas não só alimentares, mas também de infraestrutura. 

Acompanhamos caminhoneiros em longas esperas. Viajamos nos barcos de açaí. Investigamos como a mercantilização dos ventos ameaça um polo de agroecologia e como a Coca-Cola se apropriou de uma antiga tradição dos povos indígenas. Assuntos aparentemente tão distantes se encontram em nossos trajetos para levar aos ouvintes um conjunto de reflexões e convites à ação. 

Para uso em sala de aula, espaços de educação popular, trabalho de base ou de debates informais, serão lançados dois materiais de apoio relacionados aos temas abordados em Caminhos. Um deles é um infográfico sobre os caminhos que o fruto viajante, o açaí, percorre. Ele acompanha um dicionário criado pela própria comunidade entrevistada no segundo episódio da temporada. Outro recurso visual aborda as diferenças entre o milho commodity e o milho agroecológico. Os arquivos ficarão disponíveis para download gratuito na seção Mesa Cheia do site de O Joio e O Trigo

A sexta temporada estreia em 13 de junho, com episódios todas as terças-feiras, às 10h. Essa produção tem o apoio da Fundação Heinrich Böll. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e Oxfam Brasil também contribuem regularmente com o trabalho do Prato Cheio.

Confira o teaser da temporada.


Navegue por tags

Matérias relacionadas