O Joio e O Trigo

Série do Prato Cheio desconstrói ultraprocessados

Em quatro episódios, podcast explora o rápido avanço do conhecimento científico em torno de toda uma categoria de produtos alimentícios agora sob suspeita e regulamentação 

Quinze anos atrás, um grupo de pesquisadores brasileiros lançou uma hipótese: e se houver um grupo específico de produtos alimentícios responsável pela explosão nos índices de doenças crônicas? Enquanto o mundo buscava entender como o crescimento no uso de gorduras e açúcares respondia pelo avanço da obesidade via “dieta ocidental”, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da USP, cunhou a Classificação NOVA. 

A nova série do Prato Cheio explora o caminho que levou a NOVA a se tornar um dos grandes acontecimentos científicos do século 21. Em quatro episódios, “A máquina de criar problemas” aborda como as fronteiras do conhecimento se moveram rapidamente nos últimos anos, com um avanço qualitativo que permite dizer com todas as letras: os ultraprocessados são um enorme problema de saúde pública – mas não só.

O primeiro episódio explora o caminho até a NOVA ser aceita pela comunidade científica internacional, e por que o Brasil foi o centro da criação dessa classificação. Nossos repórteres exploram como a própria trajetória de O Joio e O Trigo foi marcada pelo avanço da teoria sobre os ultraprocessados. 

No segundo episódio, a investigação se concentra em como a ciência foi usada para fins de marketing na construção da imagem do Danoninho, um produto ainda associado à falsa ideia do “vale por um bifinho”. A partir do queijinho petit suisse, vamos atrás de entender como as promessas sobre vitaminas e minerais são uma falsa premissa que cunhou o sucesso dos ultraprocessados.

Em seguida, nossa equipe se concentra nos avanços da ciência sobre o uso de aditivos. No esforço de desconstrução dos ultraprocessados, mostramos como, sem aditivos, a mistura de farinhas, açúcares e gorduras jamais ficaria em pé. Hoje, cada vez mais, os aditivos estão sob contestação da comunidade científica, num emaranhado regulatório difícil de destrinchar. 

Para fechar a série, exploramos como a NOVA tem influenciado estudos em áreas antes impensáveis. Cada vez mais pesquisadores se preocupam com os impactos dos ultraprocessados sobre o cérebro: dependência química, adicção em crianças, depressão e declínio da capacidade cognitiva são algumas das hipóteses sobre as quais há cada vez mais evidências científicas. 

E agora, o que fazer? Os quatro episódios de “A máquina de criar problemas” abordam propostas de como desestimular o consumo de ultraprocessados e expõem a urgência de atuação da sociedade e do Estado. No Brasil, uma primeira leva de leis começa a ganhar corpo, com a proibição ou a restrição da oferta de ultraprocessados no ambiente escolar. Ainda é pouco, mas é um passo inevitável diante do avanço das evidências de como esses produtos são um enorme problema.

A série “A máquina de criar problemas” tem o apoio do Programa de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira, instituição sem fins lucrativos de fomento à ciência no Brasil. 

Onde ouvir? 

Você pode encontrar o Prato Cheio, nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, no YouTube ou em nosso site.

Sobre o Prato Cheio

O Prato Cheio, é o podcast do O Joio e o Trigo que desde 2020 discute sobre alimentação e corporações. Assim como as reportagens do O Joio e o Trigo, o Prato Cheio também surge com um olhar crítico a nossa sociedade e busca debater não apenas alimentação, mas tudo o que está relacionado à ela. Você pode acompanhar nosso trabalho buscando @ojoioeotrigo, nas redes sociais, ou em nosso site.

Navegue por tags

Matérias relacionadas