O Joio e O Trigo

Joio lança cartilha sobre tudo que você precisa saber sobre agrotóxicos

Material dedicado a entender o que são os venenos e quais perigos e ameaças eles oferecem à vida humana será lançado hoje, 22, no Congresso Brasileiro de Agroecologia, no Rio de Janeiro

Você sabia que dentre os 15 agrotóxicos mais comercializados no Brasil, nove estão banidos na União Europeia? Que, por aqui a água pode ter cinco mil vezes mais resíduos do herbicida glifosato do que por lá? E que, em 2022, 72% dos agrotóxicos comercializados no Brasil foram parar em plantações de soja e milho? Essas e outras informações estão reunidas na cartilha “Tudo o que você (não) queria saber sobre agrotóxicos”, editada por O Joio e O Trigo.

O documento será lançado hoje, 22, no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) que está acontecendo entre os dias 20 e 23 de novembro no Centro do Rio de Janeiro (RJ). O material, pensado como uma ferramenta para o trabalho de base de movimentos sociais, traz um panorama dedicado a entender o boom desses produtos no Brasil e quais perigos e ameaças eles oferecem à vida humana. 

Com tiragem de 3 mil exemplares, a cartilha aborda a trajetória do consumo de venenos no país, mostra quais são os agrotóxicos mais consumidos no Brasil, os que são comercializados aqui e banidos na União Europeia e apresenta os impactos do consumo à saúde. Junto com a cartilha, o Joio disponibiliza um cartaz com um jogo de tabuleiro, que, de forma lúdica, pretende contribuir para o debate sobre os agrotóxicos.

A cartilha faz parte do projeto “Brasil sem Veneno”, realizado em parceria com o Observatório De Olho nos Ruralistas, com apoio da Fundação Heinrich Böll. 


Serviço

Quando: Dia 21 de novembro, das 18h30 às 20h30
Onde: Teatro Armazém no Barracão de Saberes da Arena Fundição Progresso

Quando: Dia 22 de novembro, às 13h30
Onde: Barracão contra os Agrotóxicos e Transgênicos/Tenda Rachel Carson, no Passeio Público do Centro do Rio

Por Redação

Matérias relacionadas