Editora Elefante/O Joio e O Trigo

Evento em São Paulo marca lançamento de livro sobre lobby científico de corporações


A coleção da Editora Elefante e de O Joio e O Trigo ganha oficialmente mais um título. O triunfo da dúvida: dinheiro obscuro e a ciência da enganação será lançado no próximo dia 5 de março em São Paulo, com transmissão online pelo YouTube. A publicação é feita em parceria com a ACT Promoção da Saúde

O evento, em formato híbrido, terá participação à distância do autor, David Michaels. Epidemiologista premiado e professor universitário, ele trabalhou por anos no governo dos Estados Unidos e participou dos bastidores da regulamentação do uso de diversos produtos e compostos químicos — da sílica ao diesel, passando pelos opióides. 

O contato frequente com corporações fez dele um especialista na identificação do uso da ciência para fins de lobby. No livro, Michaels mostra como é sistemática a estratégia de semear a dúvida por meio da distorção e da fabricação direcionada de evidências científicas.

“Historicamente, a saúde humana tem ocupado um lugar secundário no crescimento econômico e nas vendas de produtos”, escreve o professor. “Quer o produto seja tabaco ou cosméticos, fórmula para bebês ou pesticidas, temos permitido que as empresas usem, produzam e liberem no meio ambiente produtos potencialmente nocivos, para só mais tarde colocar questões quando as coisas dão errado. Esse sistema, o capitalismo, tem a capacidade de produzir riqueza extraordinária e desenvolvimento econômico, mas a um custo extremo para a saúde humana e para o meio ambiente.”

O triunfo da dúvida traz a experiência de Michaels à frente da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional do governo de Barack Obama. À diferença dos antecessores, e para nossa sorte, ele não quis seguir o caminho tradicional de se tornar um consultor altamente bem remunerado. Ele escolheu uma trajetória mais complicada: expor as corporações que tentaram forjar a dúvida para frear, enfraquecer ou moldar políticas públicas de proteção da saúde humana e ambiental. 

“Esse é o problema fundamental dos especialistas em defesa de produtos e seus patrocinadores da indústria: seus argumentos envelhecem muito mal, tornando-se mais suspeitos e mais difíceis de serem defendidos diante das contraprovas acumuladas”, escreve. 

O livro é o sétimo da coleção do Joio com a Editora Elefante – e o quinto com o apoio da ACT Promoção da Saúde. No geral, as obras têm buscado cobrir lacunas importantes na publicação, em português, de trabalhos sobre corporações e sistemas alimentares. O triunfo da dúvida tem como objetivo contribuir para o debate sobre poder privado, em especial a respeito de como violações à saúde e ao bem-estar são sistemáticas, e não um mero efeito colateral da atuação de grandes empresas. 

O momento é propício. Diante do crescimento das evidências científicas relacionadas a ultraprocessados, organizações da sociedade têm se mobilizado para que esses produtos sejam incluídos na reforma tributária. Corporações do cigarro fazem lobby pela liberação irrestrita de dispositivos eletrônicos de tabaco, que têm causado grande preocupação na comunidade científica. Acumulam-se provas de como o agronegócio é o responsável central pelo desmatamento e um grande problema para a agenda brasileira de combate às mudanças climáticas. 

Razões para debater não faltam. O encontro terá a contribuição de pessoas que lidam, no dia a dia, com a influência de cientistas da dúvida sobre o debate público, sobre formuladores de políticas e sobre a sociedade como um todo.



Lançamento do livro O triunfo da dúvida

Dia 5 de março, 18h

Local: Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP
Endereço: Avenida Doutor Arnaldo, 715 – ao lado da estação Clínicas do metrô

Com transmissão online pelo YouTube de O Joio e O Trigo

Participação, à distância, do autor, David Michaels


Programação

18:00 – 18:30
Abertura

  • Boas-vindas 
  • Introdução ao tema do livro e importância do debate no contexto brasileiro
    David Michaels, autor de O triunfo da dúvida
    Paula Johns, diretora executiva da ACT Promoção da Saúde
    João Peres, jornalista de O Joio e O Trigo

18:30 – 19:10
As Indústria de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente e suas estratégias de mercado

  • 18:30 – 18:40: Palestra 1 – Tabaco (Vera Luiza da Costa e Silva, Secretaria-Executiva da Conicq e Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/Fiocruz) 
  • 18:40 – 18:50: Palestra 2 – Álcool (Maik Dunnbier, Movendi International)
  • 18:50 – 19:00: Palestra 3 – Ultraprocessados (Ana Paula Bortoletto, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP)
  • Debate e Q&A com o público

19:10 a 19:40
Debate com o autor

Por Redação

Matérias relacionadas