Histórias reais: por trás de termos difíceis, cálculos opacos e metodologias complicadas, o mercado de carbono esconde pessoas. O primeiro episódio da série “Faroeste carbono” conta a história de uma comunidade quilombola no interior do Pará que assinou contrato com uma gigante do setor, sócia da petrolífera Shell. Nossos repórteres se deparam com dúvidas (deles e dos moradores), receios de perda de autonomia e questionamentos sobre a real serventia dos créditos de carbono.
Disponível também no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como o Spotify.
Entrevistas:
- Agenor Pombo, presidente da Cooperativa Agroextrativista dos Remanescentes de Quilombos Defensores da Floresta de Gurupá (Coopawa)
- José Alaércio de Souza Ferreira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurupá
- Sueli Pombo, tesoureira da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Gurupá
- Jailson Moreira, diretor da Arqmg
- André Villas Boas, secretário executivo da Rede Xingu Mais, associado fundador e Membro do Conselho Diretor do Instituto SocioAmbiental e do Imaflora
- Tatiana Oliveira, assessora para Políticas Socioambientais e Climáticas no Instituto de Estudos Socioeconômicos, o Inesc
Fontes de informação citadas no episódio:
- Entrevistas de Janaina Dallan, CEO da Carbonext, ao podcast Earth News Terra e ao programa É Tempo de Amazônia
- The Guardian: 90% dos créditos de carbono gerados em florestas tropicais são inúteis
Para saber mais…
- Reportagem mostra os conceitos básicos dos mercados de carbono
- Reportagem: grandes marcas compram créditos de carbono de esquema suspeito na Amazônia
- Observatório do mercado de carbono apresenta análises e perspectiva crítica a projetos (em inglês)
- Cartilha aborda a perspectiva das comunidades quilombolas sobre os mercados de carbono
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro João Peres | Pesquisa e narração Tatiana Merlino e João Peres| Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Produção Nathália Iwasawa | Direção-geral João Peres | Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio | Mídias Sociais Brenda Vidal | Audiência Amanda Flora | Estúdio Juá