A armadilha do integral “saudável”

Imagens de Gerardo Lazzari e Romero Cruz.

O Club Social Integral se apresenta como mais saudável que a versão original do famoso biscoito fabricado pela Mondeléz. Será? Segundo o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), ambos têm níveis elevados de sódio, gorduras e gorduras saturadas.

A tabela de informações nutricionais diz não haver gorduras trans, mas a lista de ingredientes mostra o contrário: gordura vegetal hidrogenada é o segundo item mais utilizado na versão Tradicional, e o terceiro no caso do produto “integral”.

No aplicativo Desrotulando, o Club Social Original recebe nota 30, de um total possível de 100, e o Club Social Integral fica em 36. Ambos ostentam a classificação “Ruim”.

Esse é um produto ultraprocessado e, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, deve ser evitado.

Ingredientes do Club Social Original, do mais ao menos usado: farinha de trigo enriquecida com ferro, ácido fólico e vitaminas B3, B2 e B1, gordura vegetal hidrogenada, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos: bicarbonato de amônio, fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio e melhorador de farinha metabissulfito de sódio.

Ingredientes do Club Social Integral, do mais ao menos usado: farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro, ácido fólico e vitaminas B3, B2 e B1, gordura vegetal hidrogenada, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos: bicarbonato de amônio, fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio e melhorador de farinha metabissulfito de sódio.

Por Redação

Matérias relacionadas