Está cada dia mais difícil defender a pecuária tradicional. O sofrimento dos animais, os impactos ambientais e as doenças contagiosas são um pedregulho no sapato dos produtores de carne. Mas a solução pra isso tudo pode estar surgindo dentro de laboratórios e startups que prometem a mesma carne de sempre, mas sem os problemas de sempre. Será que é isso mesmo?
Entrevistados:
- Carla Molento, professora da Universidade Federal do Paraná;
- Gustavo Guadagnini, diretor do Good Food Institute no Brasil;
- Marco Antonio Trindade, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP – Pirassununga;
- Bibiana Matte, fundadora da startup Núcleo Vitro.
Fontes de informação citadas no episódio
- State of the Industry Report: Cultivated Meat, Good Food Institute;
- Critical Perspective of Animal Production Specialists on Cell-Based Meat in Brazil: From Bottleneck to Best Scenarios;
- Scientific, sustainability and regulatory challenges of cultured meat;
- Analyzing the importance of attributes for Brazilian consumers to replace conventional beef with cultured meat;
- Consumer preferences for farm-raised meat, lab-grown meat, and plant-based meat alternatives: Does information or brand matter?;
- Consumers’ willingness to purchase three alternatives to meat proteins in the United Kingdom, Spain, Brazil and the Dominican Republic.
- Brasil deve ter carne feita em laboratório, CNN Brasil;
- O que trava a produção de carne de laboratório, Deutsche Welle Brasil;
- Carne de laboratório é o futuro da alimentação? Entenda prós e contras, UOL;
- Cargill Invests In Futuristic Lab-Grown Meat, Manufacturing.net;
- BRF assina acordo e traz carne cultivada em laboratório para mercado brasileiro, E-food;
- Bife de laboratório, Revista Pesquisa Fapesp.
Para saber mais…
A quarta temporada do Prato Cheio tem o apoio do Instituto Serrapilheira. Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro Victor Matioli | Pesquisa Marina Yamaoka| Narração Victor Matioli & Marina Yamaoka| Edição & Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Juliana Mastrascusa & Amanda Flora
Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions