De ouro branco da colônia a sinônimo de problema, o açúcar está na história do Brasil. Há quem diga que o reino dele está com os dias contados, mas, até onde a vista alcança, não existem sucessores prontos para ocupar o lugar. Adoçantes, açúcares mirabolantes e novos aditivos tentam cumprir a promessa. Sem sucesso. E agora, o que será do futuro do açúcar?
Entrevistados:
- Tailane Scapim, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (Nupre/UFSC) e do The Global Centre for Obesity, na Austrália
- Naílton Monteiro do Nascimento Junior, professor assistente doutor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, a Unesp
- Marco Antônio Záchia Ayub, professor titular e pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Mártin César Tempass, antropólogo e etnólogo. Trabalha com alimentação tradicional dos grupos Guarani. É professor na Universidade Federal do Rio Grande
- Eliana Paula Ribeiro, engenheira de alimentos. Coordenadora do curso de engenharia de alimentos do Instituto Mauá
Fontes de informação citadas no episódio
- Artigo relata que, de 2.200 produtos analisados, 30% dos salgados tinham açúcar entre os ingredientes mais usados
- Essa dissertação de mestrado encontrou 131 nomes diferentes para açúcares adicionados a 4.539 produtos industrializados
- Vídeo institucional da Nestlé apresenta vários tipos de açúcar, mas não fala sobre os produtos da empresa
- Doutorado “Quanto mais doce, melhor: Um estudo antropológico das práticas alimentares da doce sociedade Mbyá-Guarani”
- Em 2018, a Abia fechou acordo com o Ministério da Saúde para retirar 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos até 2022. Isso corresponde a uma redução de cerca de 1,5% do açúcar usado em itens industrializados.
A quarta temporada do Prato Cheio tem o apoio do Instituto Serrapilheira. Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Pesquisa Mariana Costa | Roteiro Victor Matioli & João Peres | Edição de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto & Clara Borges | Mídias Sociais Juliana Mastrascusa & Amanda Flora
Trilha sonora Blue Dot Sessions