Miojo, o mestre dos disfarces

O Miojo fica pronto em três minutos, mas o marketing do produto é uma construção de seis décadas. Nossa equipe vasculha artigos, documentos, peças publicitárias e vídeos para entender como o Miojo conseguiu se vender como tudo aquilo que não é: diverso e barato. A aposta em um diálogo cirúrgico com públicos-alvo bem selecionados fez do Brasil um dos maiores consumidores per capita de macarrão instantâneo, e agora a Nissin dá passos firmes para tentar inscrever o Miojo na nossa cultura alimentar.

Entrevistas:

  • Vanille Pessoa, ex-nutricionista da Estratégia Saúde da Família e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Mark Veen, chef e um dos proprietários do Tamashii Ramen
  • Maria Alice de Faria Nogueira, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Entrevista complementar:

  • Entrevista de Ana Fossati, gerente de Marketing da Nissin, ao portal UOL

Fontes de informação citadas no episódio

  • Fundo de Quintal OFC faz publicidade sobre a Linha Nosso Sabor
  • Luciano Hang, da Havan, reconta a história do “visionário” Momofuku Ando
  • Lançado em 1995, jingle da Turma da Mônica ajuda a turbinar o Miojo entre o público infantil

Para saber mais…

  • Livro “The Untold History of Ramen: How Political Crisis in Japan Spawned a Global Food Craze” (2014), de George Solt
  • Tese de doutorado “Taking Ramen Seriously: Food, Labor, and Everyday Life in Modern Japan”, de George Solt. 
  • Pesquisa de 2018 analisa conteúdo de sódio em alimentos oferecidos a crianças brasileiras
  • Maioria das crianças brasileiras com menos de um ano provou Miojo, segundo pesquisa feita com 366 mães em 2014

Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email podcast.pratocheio@gmail.com

Pesquisa Maíra Mathias | Roteiro João Peres & Maíra Mathias | Narração Amanda Flora | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Design Denise Matsumoto & Clara Borges | Mídias Sociais Nathália Iwasawa & Amanda Flora

Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions

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