As marcas de suplementos alimentares prometem resolver todos os tipos de problemas com o simples uso de cápsulas, comprimidos e até mesmo balinhas. Elas vestem roupas “modernosas” e trazem mil alegações sobre imunidade e estética. Se o Brasil não era um mercado muito promissor até pouco tempo, a indústria está se esforçando para tornar o país um entreposto desses produtos que se fingem de alimento e estão apenas a alguns cliques de distância. Conversamos com especialistas, consumidores e empresários do ramo, e fomos investigar como funciona a regulamentação do setor.
Entrevistados:
- Ana Paula Bortoletto, pesquisadora do Núcleo de Estudos Epidemiológicos da USP e da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, também da USP.
- Manuela Dolinsky, professora do Departamento de Nutrição e Dietética da Federal Fluminense e diretora do Conselho Federal de Nutricionistas
- Vanessa Pereira, nutricionista e doutora em saúde coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
- Louise Brasil, ex-cliente da Gummy Hair
- Augusto Cruz Neto, sócio-fundador da Vitamine-se
Fontes de informação citadas no episódio
- Segundo uma pesquisa da Abiad, de 2020, os suplementos estão presentes em 59% dos domicílios do país, e durante a pandemia, houve um crescimento de 48% no consumo.
- O mercado de suplementos atingiu 6,6 bilhões de reais em vendas ainda em 2019, e segue atrás só dos Estados Unidos e da Austrália. Os dados são da consultoria Euromonitor
Para saber mais…
- CORDEIRO DE SOUZA, W.; ROZA, I.; SMOLAREK, A. D. C.; MASCARENHAS, L. P. G. . SUPLEMENTOS ALIMENTARES։ QUAL O CONHECIMENTO ENTRE ADOLESCENTES?. RENEF, [S. l.], v. 10, n. 15, p. 66–74, 2020. https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/2631
- Gonçalves das Neves, D. C., Pereira, R. V., Lira, D. S., Firmino, I. C., & Tabai, K. C. (2017). Consumo de suplementos alimentares: alerta à saúde pública. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(1), 224–238. https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3724
- Molin, T. R. D., Leal, G. C., Muratt, D. T., Marcon, G. Z., Carvalho, L. M. de, & Viana, C. (2019). Regulatory framework for dietary supplements and the public health challenge. Revista De Saúde Pública, 53, 90. https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/163451
- Barros, D., Gouveia, T.M., Silva, R.O. Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares e a vulnerabilidade do consumidor. Revista ADM.MADE, Vol. 21, No 1 (2017). http://periodicos.estacio.br/index.php/admmade/article/viewFile/2955/1676
- Bonfim, J.H., Gonçalves, J.S. Suplementos alimentares, imunidade e COVID-19: qual a evidência? Vittalle – Revista de Ciências da Saúde v. 32, n. 1 (2020) 10-21 https://www.readcube.com/articles/10.14295%2Fvittalle.v32i1.11282
- Lodi, M.D., Sauerbronn, J.F., Tonini, K.A., Um estudo sobre os significados de consumo associados ao corpo feminino em peças publicitárias de suplementos alimentares. REAd. Rev. eletrônico administração (Porto Alegre) 17 (1) (2011). https://www.scielo.br/j/read/a/6JwRDLszhfhbzqFjf6sGrpS/?lang=pt
- Soldati, Laura; Riso, Patrizia. Food ingredients and supplements: Is this the future? Journal of Translational Medicine volume 10, Article number: 227 (2012) https://translational-medicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/1479-5876-10-227
- Lichtenstein AH, Russell RM. Essential Nutrients: Food or Supplements? Where Should the Emphasis Be? JAMA. 2005;294(3):351–358. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16030280/
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro Nathália Iwasawa & João Peres | Pesquisa Nathália Iwasawa & Mylena Melo | Narração Nathália Iwasawa | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Design Denise Matsumoto & Clara Borges | Mídias Sociais Brenda Vidal & Amanda Flora
Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions; Victor Oliveira; Rei do Kuduro – Agora acreditas no malusco?