2022, um ano histórico: pela primeira vez, o preço dos ultraprocessados é, na média, mais barato que o de alimentos frescos. Um ponto sem volta? Para marcar esse momento, nossa equipe investiga tudo o que entra e tudo o que não entra no preço de biscoitos, salsichas, miojos, salgadinhos, cereais açucarados e companhia ilimitada. No Brasil da inflação, quanto pior a qualidade, mais barato fica, e menos imposto paga.
Entrevistados:
- Rafael Claro, professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
- Claudinei Barbosa, diretor técnico operacional da Ceasa Campinas
- Arnoldo de Campos, economista e ex secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Fontes de informação citadas no episódio
Dados
- IPCA/IBGE: inflação geral e dos alimentos
- Documento Técnico: resultados das análises de impacto da carga tributária de alimentos in natura e minimamente processados em comparação com alimentos ultraprocessados
- Dados da Receita Federal sobre desoneração da cesta básica
- Dados do Ministério da Economia sobre eficácia da transferência direta de renda
- Ranking do Tribunal Superior do Trabalho
- Do gourmet ao baratex: indústria de alimentos divide para conquistar
- Coca-Cola poupou R$ 540 milhões com incentivos fiscais no estado da Bahia na última década
- A montanha de lixo não para de crescer – e avança em nossa direção
- Dieta do lixo | Especial PNRS
- Quanto Ambev, Coca-Cola, Mondelēz, Nestlé e outras indústrias de ultraprocessados custam aos cofres públicos?
Para saber mais…
- Livro: Donos do mercado, de Victor Matioli e João Peres
- Livro: Formação econômica do Brasil, de Celso Furtado
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro Mariana Costa e João Peres | Pesquisa Mariana Costa | Narração Brenda Vidal | Cena da reunião Mariana Costa, João Peres, Amanda Flora e Denise Matsumoto | Captação de áudio externo Amanda Flora | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Design Denise Matsumoto e Clara Borges | Mídias Sociais Brenda Vidal e Nathália Iwasawa | Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions