No rastro das frutas de exportação

A Europa é o maior mercado consumidor das frutas brasileiras. Pelo menos, até agora. Isso pode mudar a partir da recente conquista de um mercado gigantesco para o melão brasileiro: a China. O setor vem crescendo desde 2016, mas os melhores resultados  de exportação vieram nos dois primeiros anos de pandemia, durante o governo de Jair Bolsonaro. Em 2021, a fruticultura de exportação comemorou faturamento recorde de US$ 1 bilhão. A produção de frutas se tornou um mercado estratégico para o agronegócio exportador. Só que essa exploração tem um custo alto: a qualidade de vida das comunidades e a preservação dos recursos hídricos e culturais dos territórios.

Disponível também no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como o Spotify.

Entrevistados:

  • Thayse Pallaoro, gerente de marketing e consumidora de frutas brasileiras na Suécia
  • Valéria*, agricultora que trabalha em uma grande fazenda exportadora de frutas 
  • José Manoel dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juazeiro (BA)
  • Nazareth da Rocha Silva, professora, agente comunitária e agricultora familiar
  • José Nilson de Lima, agricultor familiar
  • José Ari Silva Sousa, comunicador popular e liderança comunitária
  • Diego Gadelha, pesquisador e professor do Instituto Federal do Ceará 
  • Iraci, safrista
  • Pedro Alvares dos Santos, diarista 

* O nome da entrevistada foi alterado para tentar preservar a identidade da mesma.

Fontes de informação citadas no episódio

Dados

  • IPCA/IBGE: inflação geral, dos alimentos, das frutas em geral e por tipo de fruta em 2022
  • Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços sobre exportação de frutas (Comex/Stat) 

Reportagens

Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]

Roteiro Mariana Costa e Nathália Iwasawa | Pesquisa Mariana Costa e Maíra Mathias | Narração Mariana Costa | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Produção Nathália Iwasawa | Assistente de produção Amanda Flora | Direção-geral João Peres | Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio | Mídias Sociais Alicia Lobato | Estúdio Espaço Ipiranga  | Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions, Yes, nós temos banana, Ney Matogrosso; Petrolina Juazeiro, Alceu Valença; Água (Versão Estendida), BaianaSystem, Orquestra Afrosinfônica, Antonio Carlos & Jocafi

Por Prato Cheio

Matérias relacionadas