Ninguém melhor do que o Danoninho soube usar a ciência para uma construção de marketing que dura décadas. O reducionismo nutricional segue a fazer desse ultraprocessado clássico um sinônimo de comida “saudável” para crianças (e bebês). No segundo episódio da série “A máquina de criar problemas”, investigamos o histórico deste produto, e a maneira como os micronutrientes são usados como uma ferramenta de publicidade para encobrir os problemas dos ultraprocessados.
Disponível também no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como o Spotify.
Entrevistas:
- Marly Augusto Cardoso, professora Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)
- Ana Carolina Feldenheimer, professora Associada do Departamento de Nutrição Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
- Adriana Fogel, doutoranda em Media Digitais na Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Fontes de informação citadas no episódio:
- Diretrizes da OMS para ingestão de açúcares para adultos e crianças (2015)
- Manual Lanches Saudáveis é um dos documentos da Sociedade Brasileira de Pediatria que contraria recomendações do Ministério da Saúde
- Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil enfatiza importância de olhar para padrões alimentares completos, e não para nutrientes isolados]
- Vídeo institucional da Danone busca passar imagem de uma empresa sempre preocupada com a boa nutrição
- No programa Mídia e Marketing, a vice-presidente da Danone fala sobre a construção da marca para “grudar no coração” dos consumidores
Para saber mais…
- O livro Nutricionismo (Elefante e Joio) reflete sobre o reducionismo de fazer da alimentação uma mera questão de nutrientes
- No podcast Panela de Impressão, Elaine de Azevedo aborda a “racionalidade mágica” aplicada à alimentação, com a promessa de milagres e curas
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro e narração João Peres | Pesquisa João Peres, Maíra Mathias e Mylena Melo | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Produção Nathália Iwasawa | Assistente de produção Amanda Flora | Direção-geral João Peres | Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio | Mídias Sociais Alicia Lobato | Gravação Estúdio Juá