Fandangos Queijo

Não é de hoje que salgadinhos são uma preocupação de mães e pais. Mas esses produtos se tornaram onipresentes na dieta de crianças e adultos, junto com vários outros itens que estão sob crescente atenção da comunidade de saúde.

Usamos o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), criado para avaliar o excesso de sal, açúcar, gorduras e gorduras saturadas em produtos industrializados. Com base nos critérios da Opas, o Fandangos Queijo é “Alto em” sódio e gorduras.

Esse é um produto ultraprocessado e, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, deve ser evitado. Note que a embalagem fala em sabor Queijo, e não há queijo na lista de ingredientes.

No aplicativo Desrotulando, esse produto marca 31 pontos, de um total possível de 100, sendo classificado como “Ruim“.

Ingredientes, do mais ao menos utilizado: farinha de milho fortificada com ferro e ácido fólico, óleos vegetais de girassol (70%) e palma (30%), preparado para salgadinho sabor queijo (sal, cloreto de potássio, soro de leite, maltodextrina, realçador de sabor glutamato monossódico, aromatizante, acidulante ácido cítrico, antiumectante dióxido de silício, corante natural urucum e corante caramelo) e sal.

 

 

 

Por Redação

Matérias relacionadas