Pós para bebida com excesso de açúcar

Conhecidos popularmente como “sucos em pó”, os pós para bebida são vistos como uma alternativa barata a refrigerantes, polpas e sucos de verdade. Tratam-se, na verdade, de produtos ultraprocessados, que, segundo o Ministério da Saúde, no Guia Alimentar para a População Brasileira, devem ser evitados.

Via de regra, além do açúcar, esses produtos têm edulcorantes, substâncias que despertam dúvidas quanto ao real impacto na saúde humana. E, alguns, quando não têm açúcar em excesso, apresentam sal demais. Não há fruta de verdade na composição, apesar de os rótulos darem a entender que há.

Ingredientes Tang Morango, do mais ao menos usado: açúcar, maltodextrina, suco de morango desidratado, vitamina C, sulfato de zinco, vitamina D, acidulante ácido cítrico, regulador de acidez citrato trissódico, antiumectante fosfato tricálcico, espessantes gomas guar e xantana, edulcorantes aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica, corantes dióxido de titânio, caramelo IV e vermelho 40, aromatizante e espumante extrato de quilaia.

Ingredientes Fit Laranja: maltodextrina, suco de laranja desidratado, acidulante ácido cítrico, regulador de acidez citrato de sódio, antiumectante fosfato tricálcico, aromatizante aroma idêntico ao natural de laranja, edulcorantes artificiais aspartame e acesulfame de potássio, estabilizantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, corante inorgânico dióxido de titânio e corantes artificiais amarelo crepúsculo FCF e tartrazina.

Ingredientes Frisco Abacaxi: açúcar, polpa de abacaxi desidratada, ácido ascórbico, acidulante ácido cítrico, edulcorantes aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica, regulador de acidez citrato de sódio, espessantes goma xantana e goma guar, aromatizante, antiumectante dióxido de silício, corante inorgânico dióxido de titânio e corantes artificiais tartrazina e amarelo crepúsculo FCF.

 

Por Redação

Matérias relacionadas