Um iogurte supostamente rico em proteínas. Um biscoito com alegações sobre vitaminas e minerais. Um salgadinho vendido como fonte de fibras. Muita história para boi dormir. Empresas se aproveitam de um vazio deixado pela ausência de regras no Brasil para enaltecer aspectos contraditórios de alimentos ultraprocessados — que fazem mal à saúde. Essa estratégia, que confunde consumidores pelo país, no entanto, não seria possível sem certa omissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa

Entrevistados:

  • Cecília Cury, advogada, e uma das idealizadoras da campanha “Põe no rótulo”
  • Edgar Gastón Jacobs, doutor em Direito e pesquisador das relações entre direito e economia
  • Carolina Grehs, nutricionista e co-fundadora do aplicativo “Desrotulando”

Fontes de informação citadas no episódio

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Direção de temporada Guilherme Zocchio | Roteiro Marina Yamaoka | Narração Juliana Geitens & Amanda Flora | Edição de Som Victor Oliveira | Produção Marina Yamaoka | Design Denise Matsumoto | Mídias Sociais Amanda Flora | Trilha sonora Blue Dot Sessions

Esse podcast está no ar graças ao apoio da Fundação Heinrich Böll e das doações de 276 ouvintes que participaram de uma campanha de financiamento coletivo