Metrô Coca-Cola, uma epidemia de Oxxo e parques convertidos em smart places para publicidade: a Cidade das Marcas tá ON. Este episódio analisa os problemas criados pelo avanço de corporações sobre o espaço urbano e discute quais os limites do processo de mercantilização da cidade. O que está em jogo, no fim das contas, é o próprio motivo da existência dos lugares públicos.
Disponível também no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como o Spotify.
Entrevistada:
- Raquel Rolnik, relatora da ONU pro Direito à Moradia Adequada (2008-14) e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Fontes de informação citadas no episódio
- Em entrevista, pesquisadora Naomi Klein fala sobre a transformação das marcas em produto central das corporações
- Evento do Estadão discute o “novo” Rio Pinheiros
- CEO da Oxxo fala sobre o posicionamento da marca no espaço urbano e na vida das pessoas
- Touro de Wall Street ganha versão paulistana, que logo se transforma em alvo preferencial de protestos
Para saber mais…
- Reportagem. Pagou, levou: a controversa venda dos nomes das estações de metrô em São Paulo e no Rio
- Reportagem. Coca-Cola, iFood e Ambev nadam de braçada em onda privatista em SP e no RJ
- Reportagem. O que está por trás da multiplicação das Oxxo
- Crônica. Cultura alimentar agoniza, mas não morre. E o carnaval te socorre
- Reportagem. No carnaval de SP, quem não tem abadá não entra
- Reportagem. Vai-vai, Quilombo Saracura e o metrô: obra reacende luta pela memória negra no Bixiga
Bibliografia
- Sem Logo – a Tirania das Marcas Em um Planeta Vendido, de Naomi Klein
- No-cosas, de Byung-Chul Han
- Modernidade líquida, de Zygmunt Bauman
- Capitalismo sem rivais: O futuro do sistema que domina o mundo, de Branko Milanovic
- Capital e ideologia, de Thomas Piketty
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]
Roteiro João Peres | Pesquisa João Peres, com colaboração de Maíra Mathias| Narração Amanda Flora | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Produção Nathália Iwasawa | Assistente de produção Amanda Flora | Direção-geral João Peres | Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio | Mídias Sociais Alicia Lobato | Estúdio Espaço Ipiranga