A cidade das marcas

Metrô Coca-Cola, uma epidemia de Oxxo e parques convertidos em smart places para publicidade: a Cidade das Marcas tá ON. Este episódio analisa os problemas criados pelo avanço de corporações sobre o espaço urbano e discute quais os limites do processo de mercantilização da cidade. O que está em jogo, no fim das contas, é o próprio motivo da existência dos lugares públicos. 

Disponível também no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como o Spotify.

Entrevistada:

  • Raquel Rolnik, relatora da ONU pro Direito à Moradia Adequada (2008-14) e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Fontes de informação citadas no episódio

  • Em entrevista, pesquisadora Naomi Klein fala sobre a transformação das marcas em produto central das corporações
  • Evento do Estadão discute o “novo” Rio Pinheiros
  • CEO da Oxxo fala sobre o posicionamento da marca no espaço urbano e na vida das pessoas
  • Touro de Wall Street ganha versão paulistana, que logo se transforma em alvo preferencial de protestos

Bibliografia

  • Sem Logo – a Tirania das Marcas Em um Planeta Vendido, de Naomi Klein
  • No-cosas, de Byung-Chul Han
  • Modernidade líquida, de Zygmunt Bauman
  • Capitalismo sem rivais: O futuro do sistema que domina o mundo, de Branko Milanovic 
  • Capital e ideologia, de Thomas Piketty

Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o episódio, fala com a gente nas redes sociais ou no email [email protected]

Roteiro João Peres | Pesquisa João Peres, com colaboração de Maíra Mathias| Narração Amanda Flora | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Produção Nathália Iwasawa | Assistente de produção Amanda Flora | Direção-geral João Peres | Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio | Mídias Sociais Alicia Lobato | Estúdio Espaço Ipiranga  

Navegue por tags

Matérias relacionadas